domingo, 2 de Novembro de 2025  22:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-04-2007

As máquinas já estão a trabalhar na plataforma multimodal


Aveiro - Administração do porto garante cumprimento do Plano Estratégico

O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, disse hoje que o plano estratégico portuário está a avançar no calendário previsto, com obras públicas e atracção de investimentos privados.

Falando na abertura da conferência sobre a qualidade geral dos portos, que marca o início das comemorações do bicentenário da barra artificial, Luís Cacho destacou que o Porto de Aveiro atravessa uma fase de "ebulição, fervilhando de obras e projectos".

"Do conjunto de 40 acções propugnadas no Plano Estratégico do Porto de Aveiro, todas elas se encontravam, em Dezembro de 2006, a ser executadas dentro do calendário previsto", assegurou.

Luís Cacho referiu que "as máquinas já estão a trabalhar na plataforma multimodal de Cacia" e que a ligação ferroviária do Porto de Aveiro às Linhas do Norte e da Beira Alta chegou "a um ponto de não- retorno, com concursos em fase de adjudicação e outros prontos para serem lançados".

Consignado está já "um conjunto significativo de investimentos privados na área portuária, no montante global de 100 milhões de euros", completou, referindo-se nomeadamente aos projectos logísticos e industriais do grupo Martifer, da BP Portugal e do grupo Tertir.

Segundo o presidente da APA, já se encontra em obra a execução do Parque Logístico em área adjacente ao Terminal de Granéis Líquidos e está concluída a dragagem da Bacia de Manobras do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro à profundidade de 12 metros (cota - 12 do zero hidrográfico).

Trata-se de uma empreitada que permite estabilizar àquela profundidade toda a área de acesso marítimo aos terminais do sector norte do Porto de Aveiro e que representou um investimento de 14 milhões de euros.

"A um ano de se cumprirem dois séculos sobre a abertura da Barra de Aveiro", o presidente da APA deixou o compromisso de tudo ser feito "para que nenhum historiador possa, nas comemorações do tricentenário, lamentar quaisquer esmorecimentos ou interrupções".

Por seu turno, Élio Maia, presidente da Câmara de Aveiro, destacou a importância do Porto de Aveiro na história da evolução económica e demográfica da cidade e da região, acreditando que a sua localização seja potenciada por boas acessibilidades e tarifas competitivas, por forma a destacar-se na realidade portuária ibérica, "ambição que Aveiro apoia".

Já Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo e da Associação de Municípios da Ria, preferiu assinalar que as comemorações não são motivo de festa para a Ria de Aveiro que se serve da barra, porque "está doente e abandonada pelo Estado, que não investe nela nem deixa investir".

Reiterando a reclamação de que seja criada em Aveiro uma entidade para a gestão integrada da Ria, Ribau Esteves criticou o Ministério do Ambiente por "fazer de conta que a Ria não existe", afirmando que o governo, em dois anos, "já teve tempo para arrumar esse dossier".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®