domingo, 2 de Novembro de 2025  16:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-04-2007

Obras de recuperação e valorização


Aveiro - Sé Catedral vai entrar em obras, anunciou o bispo D. António

O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, anunciou hoje que a Sé Catedral vai entrar em obras e manifestou o interesse no acompanhamento técnico dos trabalhos por parte do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).

"Vamos entrar em obras de recuperação e valorização da Sé e temos todo o interesse no acompanhamento técnico e científico do IPPAR", disse D. António Francisco dos Santos, durante a cerimónia que marcou a reabertura da Igreja das Carmelitas, após o restauro a que foi sujeita.

De acordo com o padre Manuel João, pároco da freguesia da Glória, onde se situam a Sé e a Igreja das Carmelitas, a primeira fase das obras na Catedral, com um custo estimado de 400 mil euros, deverá ter início no Verão e ficar concluída até ao Natal, consistindo na recuperação de telhados e paredes.

"Temos pontos no templo onde a chuva entra e a primeira fase vai consistir na reposição de telhados e recuperação de paredes interiores e exteriores", explicou o pároco.

Uma segunda fase da intervenção, para a qual deverá ser preparado um processo de financiamento, incidirá sobre o restauro da talha dourada das capelas laterais e sobre o altar-mor, bem como sobre as pinturas de alguns tectos.

No âmbito das obras de recuperação da Sé está ainda em estudo uma alteração arquitectónica para corrigir "alguns pormenores em deficiência" e "trabalhar detalhes do arranjo exterior".

Em relação à Igreja das Carmelitas, reaberta a partir de hoje ao abrigo de um acordo celebrado entre a Paróquia e o Museu de Aveiro, o padre Manuel João disse que se manterá aberta ao culto, com celebrações episódicas.

O Museu de Aveiro, que se encontra em obras de remodelação, vai manter alguns dos seus serviços num edifício anexo às Carmelitas durante um ano, nomeadamente a direcção e serviços técnicos e integrar a Igreja no seu circuito de visitas, assegurando a sua abertura regular ao público.

"Faz todo o sentido a visita integrada e explicada às igrejas de Jesus (Museu de Aveiro) e das Carmelitas, porque correspondem ao mesmo período histórico e às mesmas correntes artísticas", disse à Lusa a directora do Museu, Ana Margarida Ferreira.

A Igreja hoje oficialmente reaberta fez parte do Convento de São Evangelista, da Ordem das Carmelitas Descalças, que se instalou em Aveiro em 1658, aproveitando o antigo palácio dos Duques de Aveiro.

Com a extinção das Ordens Religiosas, o convento veio a ser parcialmente destruído para ser rasgada a Praça Marquês de Pombal e a parte restante, que, com excepção da Igreja, passou para a propriedade municipal, alojou durante vários anos a PSP e vai receber agora o novo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®