domingo, 2 de Novembro de 2025  16:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-04-2007

35 instrumentistas e 20 coralistas


Na Rota dos Ventos é uma proposta de espectáculo

“Na Rota dos Ventos” é uma proposta de espectáculo influenciado pelo conceito criado na edição do CD com o mesmo nome, editado pela Orquestra Típica de Águeda em 2005.

Uma orquestra com cerca de 35 instrumentistas e 20 coralistas fazem desfilar instrumentos musicais, as cantigas e o trajar das gentes de antanho, presentes na memória colectiva dos habitantes de uma região que se estende desde a serra do caramulo até à ria de Aveiro.

O “Cais das Laranjeiras” (em Águeda) foi outrora local privilegiado de trocas comerciais.

Era o carvão e a lenha que viajavam rio abaixo, oriundos da zona serrana, trocados no cais pelo pescado e pelo sal da ria de Aveiro que subiam o rio nos barcos varejados pelos barqueiros. E eram as galinheiras e as tremoceiras que instalavam banca fazendo feira a par das Doceiras e das Sardinheiras.

Este mesmo cais que apadrinhou também namoros e confidências, serviu de palco a danças e cantigas permitindo assim as trocas culturais entre povos vizinhos.

Sendo o rio a ligação entre a serra e o mar e a “Estrada Real” que cruza junto ao cais a ligação entre o norte e o sul, podemos divagar ao sabor dos ventos que seguem estas rotas e ouvir Rusgas e Viras na Nortada, o trinar das cordas dos Bandolins no balanço do Vento do Mar, a nostalgia e a devoção no Vento Levante e Romarias no Vento Suão.

O espectáculo decorre como se de uma viagem se tratasse, começando na Nortada, com temas ritmados pelo troar forte dos bombos e tambores (rusgas, viras, malhão?); passando pelo Vento do Mar, com melodias que traduzem a ligação do povo à água, ao rio, à Pateira, à ria e ao mar; seguindo no Vento Levante traduzido por melodias que transmitem a calma, a nostalgia e devoção religiosa das gentes da serra; terminando no Vento Suão com as cantigas alegres das romarias acompanhadas à concertina, viola e cavaquinho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®