domingo, 2 de Novembro de 2025  05:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-04-2007

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, não respondeu a Élio Maia


Aveiro - Autarca diz que a Ria está a saque

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia (PSD), considerou ontem que "a Ria de Aveiro está abandonada e a saque", por falta de decisões quanto à sua gestão.

"A Ria é o nosso património mais valioso e está abandonada e a saque desde há seis anos. Já aqui tivemos dois primeiros-ministros e um Presidente da República que assumiram o compromisso público de resolver o problema e o resultado está à vista", disse Élio Maia.

O presidente da Câmara de Aveiro aproveitou a presença do ministro do Ambiente, Nunes Correia, na 9ª Conferência Nacional do Ambiente, para protestar contra a falta de um órgão que se responsabilize pela gestão integrada da Ria de Aveiro, cuja criação tem sido sucessivamente adiada.

A área da Ria de Aveiro esteve durante vários anos sob a jurisdição directa da Junta Autónoma do Porto de Aveiro, mas com a extinção desse organismo, substituído pela Administração do Porto de Aveiro, que apenas tem intervenção na área portuária, a manutenção dos esteiros e canais deixou de ser feita de forma regular.

A tutela sobre a Ria passou formalmente para o Ministério do Ambiente, na perspectiva de ser criado um órgão de gestão integrada, o que não se chegou a concretizar.

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, não respondeu a Élio Maia, "por não ser o lugar oportuno" e não querer "entrar na lista dos que anunciaram" a solução para o problema, mas disse aos jornalistas que "2008 pode ser o ano das medidas de fundo para a Ria de Aveiro".

"É um dos mais sérios problemas do litoral, cuja abordagem deve ser amadurecida com os presidentes das Câmaras", declarou o ministro, realçando que "tem de haver sintonia com os fundos comunitários que se estão a iniciar".

Nunes Correia reafirmou que a gestão da Ria terá de ser enquadrada pela Lei da Água que o Governo aprovou e que prevê como estruturas regionais as regiões hidrográficas, cujas leis orgânicas estão em preparação e deverão ser instaladas até ao final do ano.

"Serão as administrações das regiões hidrográficas que irão definir o quadro orientador para a gestão do dia-a-dia, que poderá ser contratualizada com entidades como as associações de municípios, de acordo com regras combinadas com os poderes públicos", disse.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®