domingo, 2 de Novembro de 2025  13:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-05-2007

O primeiro de uma rede de centros de alto rendimento


Velódromo de Sangalhos permite mais competitividade

O Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, presidiu, anteontem, ao lançamento do Velódromo de Sangalhos, o primeiro de uma rede de centros de alto rendimento para apoio aos atletas olímpicos e selecções das várias modalidades.

O Velódromo Nacional de Sangalhos terá uma pista coberta de dimensões olímpicas, possibilitando o treino e a competição ao longo do ano, e um centro de estágio, além de outras estruturas de apoio.

Pedro Silva Pereira considerou o empreendimento "muito importante, do ponto de vista estratégico, para competir melhor à escala internacional" e realçou que "vem preencher uma lacuna do país na oferta desse tipo de infra-estruturas".

"É uma página nova para o ciclismo português e uma grande oportunidade de termos um ciclismo mais competitivo e à altura da exigência dos tempos modernos, que só pode resultar, cruzando a vontade dos atletas e dos clubes com infra-estruturas capazes e uma política consequente de apoio à modalidade", disse.

Afirmando o objectivo de construir um futuro "à altura das tradições do passado e das suas páginas de glória", o ministro justificou a popularidade do ciclismo como razão "para que se lhe dedique maior atenção".

Pedro Silva Pereira realçou que a política do governo se direcciona, por um lado, para a generalização da prática desportiva, pelo que foi introduzido o desporto escolar no ensino básico, e por outro para o apoio à alta competição nas várias modalidades, através da rede de centros de alto rendimento.

Além do Velódromo de Sangalhos, o ministro deu conta de outros projectos, como a qualificação do Complexo Desportivo do Jamor e a criação de um centro de alto rendimento de desportos náuticos, a lançar em Montemor-o-Velho.

Algumas "glórias do ciclismo português" marcaram presença no lançamento do Velódromo Nacional de Sangalhos, como Venceslau Fernandes, que comentou à Lusa ser uma infra-estrutura importante para a dinamização da modalidade.

"É muito importante termos a pista coberta e já vem com 30 anos de atraso", disse o vencedor da Volta a Portugal de 1984, recordando-se de provas velocipédicas em pista que "enchiam de público como se fosse um grande desafio de futebol".

Outro nome incontornável do ciclismo português e do Sangalhos que marcou presença foi Alves Barbosa, primeiro português a participar na Volta a França e vencedor da Volta a Portugal três vezes (1951, 1956 e 1958), que salientou que "a pista de alta competição é um desejo antigo e corresponde ao sonho de muita gente".

Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia, realçou a importância da localização do empreendimento no concelho e garantiu, ao assinar o protocolo de financiamento para a construção do Velódromo, que a autarquia "sente-se em condições de responder cabalmente às exigências e tudo fará para honrar os compromissos assumidos com o Estado e com o desporto em geral".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®