domingo, 2 de Novembro de 2025  16:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-07-2007

Os aveirenses têm o direito de se sentir magoados


Aveiro - REFER mantém viaduto pelas salinas e desilude PS

O presidente do PS/Aveiro, Raul Martins, considera que "os aveirenses têm o direito de se sentir magoados" com a decisão da REFER, conhecida segunda-feira, de manter a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro em viaduto pelas salinas.

O presidente da concelhia do PS foi o autor de uma proposta para alterar o traçado ferroviário, por forma a este acompanhar a A25 (Auto-estrada Aveiro/Vilar Formoso), evitando que venha a ser uma nova barreira paisagística entre a cidade e a Ria, mas a REFER comunicou à Assembleia Municipal não estar disponível para alterar o projecto.

Em carta enviada àquele órgão autárquico, lida na reunião de segunda-feira, o presidente do conselho de administração da REFER, Luís Filipe Pardal, justifica a decisão com a dificuldade em obter consenso entre as diversas entidades e com a necessidade de repetir o processo de licenciamento.

Luís Pardal sublinha que "a empreitada que vai materializar a primeira fase da ligação ferroviária ao porto de Aveiro, entre a plataforma multimodal de Cacia e a ponte da Gafanha, encontra-se em fase de contratualização, estando já em construção a plataforma multimodal".

"Qualquer hipótese de alteração do projecto, para além das implicações em termos de cumprimento de prazos e licenciamentos já decorridos, uma vez que implicaria novo procedimento de Análise do Impacto Ambiental (AIA), bem como, todos os licenciamentos ambientais posteriores à emissão de uma nova Declaração de Impacto Ambiental, mostra-se, à priori, infrutífera dado se considerar que a solução aprovada reúne os esforços possíveis, senão esgotados, do melhor enquadramento do traçado ferroviário para a ligação ao porto de Aveiro", justifica.

Face à resposta da REFER, a bancada do PS na Assembleia Municipal de Aveiro solicitou uma reunião da comissão permanente, que deverá realizar-se sexta-feira, para definir a reacção à resposta da REFER.

Por proposta de Raul Martins, a Assembleia Municipal de Aveiro tomou uma posição consensual entre todas as bancadas para o regresso ao projecto inicial da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, com o objectivo de minimizar o impacto visual da obra, que já se encontra adjudicada.

Os eleitos locais pretendem que seja eliminado o viaduto previsto entre o Olho d'Água e o Canal das Pirâmides e contam com a concordância da Administração do Porto de Aveiro, invocando que essa alteração permitirá reduzir os custos da obra e o seu prazo de execução em cerca de nove meses.

"Construir o viaduto sobre as marinhas é um erro que ainda é possível evitar", sustenta Raul Martins, defendendo que a via férrea passe por Aveiro ao nível do solo, paralela à A25 e que seja acautelada a possibilidade de vir a localizar no canal de S. Roque uma estação do metro de superfície.

Luís Pardal recorda que essa alternativa foi abandonada devido à necessidade de satisfazer o pedido da SIMRIA para proteger a conduta do sistema intermunicipal de saneamento, que se tornou "uma preocupação adicional para a REFER, uma vez que quer acautelar que não recai sobre si a responsabilidade de qualquer acção que possa estar relacionada com danos na referida infra-estrutura".

O presidente da REFER argumenta ainda com a dificuldade em obter o acordo entre várias entidades, que só foi conseguido em 2004, com a solução em viaduto.

No que respeita à possibilidade de ser feita uma estação de passageiros, Luís Pardal esclarece que "o ramal ferroviário de acesso ao porto de Aveiro foi projectado para o transporte de mercadorias, entre o porto marítimo de Aveiro e a actual linha do Norte, pelo que, e dado não ter havido indicações nesse sentido, não foi considerada a integração de uma estação" e "em momento algum foi considerada a utilização do ramal para outro fim.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®