domingo, 2 de Novembro de 2025  07:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-09-2007

Depois a política corrompeu a senhora


Editorial - Reeducar

O regresso aos trabalhos escolares não parece ser o mais pacífico como seria de esperar por pais e educadores. A actual ministra, Maria de Lurdes Rodrigues deu, no início do seu ministério governativo, a ideia de ser uma pessoa simples, conhecedora dos problemas da educação, interessada e disposta a cortar os privilégios excessivos, começa agora a dar os mesmos sinais preocupantes de que não é a pessoa que imaginávamos. Desse tempo recordo a ideia de fixar os professores nas escolas durante 3 anos, de fechar escolas sem alunos, de obrigar a tapar os chamados "furos" com estudo acompanhado. A forma como lidou com as greves foram exemplos de bom que fez. Depois a política corrompeu a senhora.

Foi com pessoas directamente sob seu mando que se escreveram as páginas mais vergonhosas sobre censura democrática (vide caso Charrua) e onde a senhora ministra assobiava para o lado como se nada fosse com ela. Foi com ela que fizeram concursos para professores titulares sem que ao menos organizassem correctivamente os critérios. Desde o procurador-geral ao seu próprio secretário de estado, passando por muitos professores e pelos sindicatos, todos viram problemas. A senhora ministra não viu nada e decidiu fazer uns ajustes tornando a aumentar as injustiças e os danos colaterais.

Mas quase não quis acreditar quando vi a senhora ministra dizer, a propósito dos concursos para professores, em que ficaram praticamente 40.000 de fora, que era melhor não escolherem essa profissão pois estava congestionada. Então, quem é que define a política de acesso universitário perante as necessidades de Portugal? O Governo do Zimbabué? Não falará a senhora com o colega responsável pela pasta do ensino superior? Não coordenam as políticas?

António Granjeia*

*Director do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®