domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-09-2007

Investimento superior a 665 mil euros


Aveiro - EDP projecta cabo submerso na Ria

A EDP Distribuição pretende instalar na Ria de Aveiro o terceiro cabo submerso do país, num investimento superior a 665 mil euros, destinado a criar alternativas de abastecimento, revelou hoje fonte da empresa.

O projecto, cujo processo de licenciamento está a ser centralizado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) e aguarda ainda pareceres do Ministério do Ambiente e das autarquias, visa acabar com as falhas de energia nas zonas de S. Jacinto e da Torreira, de onde provêm a maioria das queixas de consumidores no distrito, contando a EDP que em meados do próximo ano possa entrar em funcionamento.

A revelação foi feita hoje pelo director de rede e clientes do Porto, António Santos Ferreira, na apresentação do Plano Específico para a Melhoria da Qualidade do Serviço no Distrito de Aveiro, que prevê um investimento global de três milhões de euros.

Além do cabo submerso, o plano de investimentos prevê ainda a interligação de linhas entre Avanca e Murtosa, a remodelação da rede em Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga e o reforço em várias zonas industriais, como Águeda e Oliveira de Azeméis, com alguns dos trabalhos já em execução e outros adjudicados.

"Trata-se de um conjunto de intervenções, algumas das quais queremos antecipar, que representam um esforço da empresa para melhorar a qualidade do serviço técnico já no próximo Inverno", disse Santos Ferreira.

Segundo Santos Ferreira, a instalação do cabo submerso, que ligará a subestação da Gafanha a S. Jacinto, beneficiando o abastecimento de energia aos concelhos de Aveiro, Ílhavo e Murtosa, "vai ser mais demorada porque obedece a várias especificidades".

"Permitirá criar condições técnicas para que não se repitam interrupções longas de fornecimento em S. Jacinto e na Torreira, já que em caso de colapso passará a haver alternativas à subestação de Avanca", esclareceu.

Luís Carvalho, responsável pela área operacional de Aveiro da EDP Distribuição considerou tratar-se de um investimento estruturante para a região, que pode também servir de apoio ao fornecimento de energia ao sul do distrito.

A EDP apenas possui cabos submersos no Barreiro e em Olhão, e pretende que o da Ria de Aveiro seja instalado entre o cais de granéis sólidos do Porto de Aveiro e o posto de transformação de S. Jacinto, numa extensão de cerca de 800 metros.

O processo de licenciamento está a ser centralizado, a pedido da EDP, pela APA, que já emitiu o seu parecer favorável, e passará a beneficiar de uma saída directa da subestação da Gafanha para as instalações portuárias.

Ainda em falta, mas "dentro dos prazos", estão os pareceres do Ministério do Ambiente e das câmaras de Aveiro e de Ílhavo.

Luís Carvalho reconhece que se trata de uma obra com algumas condicionantes, por atravessar o principal canal de navegação, com fundos móveis e onde transitam navios de grande calado.

O local está também inserido na Rede Natura 2000, mas o responsável pela área operacional de Aveiro está confiante no licenciamento, dado que já existe na mesma zona o pipeline que liga o Porto de Aveiro ao complexo químico de Estarreja.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®