domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-09-2007

O distrito de Aveiro é um dos distritos do país com os salários mais baixos


Aveiro - BE critica ministro da Economia por só se reunir com empresários

O Bloco de Esquerda (BE) criticou o ministro da Economia, Manuel Pinho, por se reunir apenas com os empresários na sua deslocação a Aveiro e não o fazer com os trabalhadores e os desempregados.

A comissão distrital do BE insurge-se, em comunicado, contra o facto do Ministro da Economia e da Inovação, na visita ao distrito de Aveiro pelo qual foi cabeça de lista nas listas do PS, não ter contactos com representantes dos trabalhadores e desempregados, mas apenas com empresários.

"Vem a Aveiro reunir com empresários e associações empresariais para discutirem as prioridades económicas do distrito. Para o BE, as prioridades económicas devem ser o combate ao desemprego e as políticas sócio-económicas de protecção laboral dos trabalhadores e dos seus direitos", refere o comunicado divulgado pelo BE.

Aquele partido salienta que o distrito de Aveiro "é um dos distritos do país com os salários mais baixos e com o desemprego galopante, fruto de um tecido produtivo fabril baseado na mão-de-obra intensiva".

O BE socorre-se ainda de dados de Julho do Instituto de Emprego e Formação Profissional para recordar que o distrito "tem quase 30.000 inscritos em centros de emprego e a discriminação salarial por género continua a existir".

"Manuel Pinho reúne com os empresários mas não reúne com quem realmente interessa no plano económico-social: os trabalhadores, os assalariados e os desempregados, porque a economia não existe sem eles", critica o Bloco de Esquerda.

Os bloquistas registam ainda que o ministro da Economia "se mantém calado sobre a possibilidade de encerramento da Rodhe, o que significaria mais 1300 pessoas para o desemprego, ou a perspectiva de deslocalização da Aerosoles, que representa 1000 postos de trabalho directos e 1200 indirectos, apesar de ser a tutela a confirmar que "o grupo Investvar está a construir duas fábricas na Índia, uma de calçado e outra de componentes".

O ministro está a efectuar uma visita de dois dias ao distrito de Aveiro, no âmbito da iniciativa "Economia Presente", que vai repetir-se mensalmente em cada distrito, "para ouvir e identificar os principais problemas e anseios dos agentes locais e chamar a atenção do país para os casos de sucesso".

Nesta deslocação, Manuel Pinho e acompanhado pelos secretários de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e do Turismo, Bernardo Trindade.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®