domingo, 2 de Novembro de 2025  02:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-09-2007

Será constituida no início do próximo ano


Empresa para gerir Porto de Aveiro e Figueira

O presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, disse ontem que no início do próximo ano deverá ser constituída uma nova empresa para a gestão conjunta dos portos de Aveiro e Figueira da Foz.

"Vamos constituir uma nova empresa, participada pela APA, para gerir também o porto da Figueira e vamos procurar definir uma estratégia conjunta para os dois portos, como porta atlântica da Região Centro", disse Luís Cacho.

O presidente da APA falava no seminário "Oportunidades Logísticas: Porto de Aveiro e o Sector Industrial da Região", que decorreu hoje integrado no certame "Interpescas".

Segundo José Luís Cacho, decorrem as últimas fases do processo, devendo estar constituída a empresa no início do próximo ano.

A junção dos dois portos sob uma gestão comum vai implicar, para o Porto de Aveiro, a reapreciação do seu plano estratégico, visando aumentar a oferta, através de uma estratégia comercial concertada, reconheceu o presidente da APA.

Assumindo a vocação de porto de transporte marítimo de curta distância (short sea shipping), o Porto de Aveiro vê nos países de Leste, do Norte de África e da costa atlântica americana o seu potencial de crescimento, no que respeita ao movimento de cargas.

Desde há uma década que o Porto de Aveiro vem mantendo um crescimento anual superior a quatro por cento, sendo já o primeiro porto nacional em metalurgia e o quinto em toda a carga.

Em resultado de investimentos significativos nas suas infra-estruturas (120 milhões de euros entre 2000 e 2006), "o Porto de Aveiro é hoje um porto novo, que está a pôr os seus terminais em funcionamento", tendo como conceito servir de plataforma logística industrial.

"É já hoje uma janela de oportunidade para as empresas de entre Douro e Tejo e, cada vez mais, também para a região de Castilla e Leon", disse José Luís Cacho.

O presidente da APA convidou os empresários presentes a terem uma participação activa no desenho das novas soluções logísticas.

Porto de carga geral e de granéis líquidos, Aveiro avançou já para a concessão do seu terminal sul e está em curso a concessão do novo terminal de granéis líquidos, próximo que deverá ficar concluído no primeiro semestre no próximo ano.

Quanto ao terminal norte, José Luís Cacho quer discutir com os empresários o caminho a seguir para o seu desenvolvimento, numa altura em que começam a ficar resolvidos os estrangulamentos que ainda existiam no que toca às acessibilidades.

Na semana passada foi adjudicada à Somague a construção da ligação ferroviária à plataforma de Cacia, aguarda-se a conclusão da via de cintura rodoviária e, ao nível do acesso marítimo, os fundos vão ser estabilizados à cota de "-12", permitindo a entrada a navios de maior porte, até 200 metros de cumprimento.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®