domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2007

Posição cimeira de JB no ranking dos semanários do distrito


Jornal da Bairrada premiou o mérito

O salão nobre da câmara municipal de Oliveira do Bairro foi pequeno para a grande plateia de alunos, professores, pais e também políticos, que marcaram presença na cerimónia da entrega dos Prémios Escolares do Jornal da Bairrada, na última sexta-feira, evento que foi presidido pelo adjunto do governador civil, Fernando Mendonça. E onde houve uma surpresa que mereceu muitas palmas.

Feliz dia. Abriu a sessão o director do Jornal da Bairrada, António Granjeia, que focalizou a razão maior daquela festa - a entrega dos prémios JB, que constituem "um estímulo reforçado" para os estudantes do concelho de Oliveira do Bairro - iniciativa onde investe 5.250 euros, em parceria com alguns mecenas da cultura.

Não poderia deixar de referir a posição cimeira de JB no ranking dos semanários do distrito, a integração no Grupo da Sojormédia, a política do governo na dolorosa questão do Porte Pago, que tem vindo a ser reduzido, o que agrava o custo das assinaturas para o país e sobretudo para o estrangeiro. Deixou mesmo uma provocação ao adjunto do governador civil, pedindo-lhe que leve a carta a Garcia: "que se altere o quase monopólio da distribuição dos jornais em Portugal, permitindo de facto o aparecimento de empresas que concorram eficazmente com os Correios, passando os benefícios para os assinantes".

Referindo-se aos premiados, António Granjeia elogiou "o trabalho árduo", a perseverança, a dedicação e "interesse pelo estudo e pela escola e "a vontade de aprender e descobrir" de cada um, atitudes que concorreram para "a alegria deste dia". Alegria que era extensiva aos pais e professores que "vos guiam e orientem nesta etapa fundamental da vossa formação, acabando por deixar-lhes um recado: "Acreditem que sem eles tudo seria muito mais difícil".

"Hoje estamos gratos pelo vosso empenho e desempenho. Sentimo-nos felizes, mesmo muito felizes, por termos a possibilidade de vos podermos premiar hoje, mas, sobretudo, porque sabemos e temos a certeza que vocês serão um exemplo e uma referência para os vossos colegas mais novos", concluiu o director.

Premiar o mérito. O presidente da câmara, Mário João Oliveira, felicitou a iniciativa de JB que premeia "os que, por mérito, merecem ser premiados", porque, afinal, premiar o trabalho, o esforço e o empenho "foi sempre uma boa iniciativa", até como exemplo para outros que, com esforço, dedicação e, sobretudo, trabalho, "amanhã possam ser os premiados" . Realçou o papel importante que têm pais e professores na preparação dos seus filhos e alunos para o futuro, "O futuro do concelho e do país está nas mãos dos pais e professores", salientou, não deixando de lamentar que, por vezes, os pais se demitam da educação dos seus filhos, que "são o melhor tesouro, que está a crescer".

A Gramática dos afectos. Entretanto, chegava a hora dos oradores e a língua portuguesa, como mãe que é, esteve em primeiro lugar. Adélia Maria Cabral, referindo-se aos prémios, disse claramente que eram "sinónimo de trabalho, palavra que no dicionário aparece antes de sucesso", mas não deixou de afirmar que "os alunos não fizeram mais do que a sua obrigação".

A propósito, adiantou que "quem não ama a língua portuguesa não percebe nada da sua própria identidade" e não deixou de referir-se a alguns desvios, provocados pelas novas tecnologias. Dirigindo-se aos alunos premiados deixou um desafio: "têm a responsabilidade enorme de não deixarem morrer esta língua", que, falada por 250 milhões de pessoas, se constitui em verdadeira Pátria, seguindo o pensamento do poeta Fernando Pessoa. Mas, para manter a língua viva e com raízes profundas é necessária o uso da gramática, "um instrumento ou a música de fundo para chegar à literatura", afinal, a gramática dos afectos" , como referiu Pinto Leite Magalhães.

Matemática da vida. Jorge Guerra, professor de Matemática começou por deixar, desde logo, um desafio: "este é um acto que se poderia repetir em muitos sítios", uma vez que "a cultura da excelência tem de ser praticada nas nossas escolas". Depois, afirmava que a Matemática, que para uns alunos "é fácil" e "ajuda a criar", para outros, é de difícil êxito, porque "dá que pensar", mas a verdade é que esta disciplina faz parte da nossa vida diária, está ligada às nossas necessidades e serve para ao avanço das tecnologias - são as conclusões da longa lição.

Os Premiados. Momento alto foi a cerimónia de entrega de prémios que distinguiu os melhores alunos do 9º ano, no conjunto das disciplinas de Português e Matemática, das Escolas EB 2.3,Oliveira do Bairro, Oiã e IPSB(Bustos) e os melhores alunos do 12º ano da Secundária de Oliveira do Bairro e do IPSB, que trouxe ruidosa claque, nas disciplinas de Português e Matemática, mas separadamente.

Escola EB2.3 Acácio de Azevedo - Maria Rato, Sara Duarte e Soraia Nascimento.

Escola EB2.3 Dr. Fernando Peixinho - Luís Fresco, Rita Rainho e Bruno Araújo.

IPSB- Bustos - João Pedro Rodrigues Carvalho, Mário Nuno Caiado Cunha Ferreira Silva e Ana Sofia Moreira Ribeiro.

Os laureados do 12º ano:

Escola Secundária de Oliveira do Bairro - Ana Rita Oliveira Coelho ( Português), da Piedade, Epinhel, e Carine Alves Silva ( Matemática), Repolão, Oliveira do Bairro.

IPSB - Bustos: Joana Beatriz Carriço Oliveira, (Matemática), da Mamarrosa, e Patrícia Alexandra Oliveira Tavares (Português), do Troviscal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®