domingo, 2 de Novembro de 2025  21:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-11-2007

O objectivo é que o Ecotropical seja um local de referência


Universidade de Aveiro participa em Centro de Biodiversidade Tropical

A Universidade de Aveiro vai criar no Brasil um Centro de Conhecimento em Biodiversidade Tropical, o Ecotropical, mediante uma parceria, a assinar no domingo, com o Instituto Energias do Brasil e o Instituto Ecológica.

De acordo com o protocolo, a assinar no domingo, em São Paulo, as três instituições comprometem-se a fomentar o Centro de Conhecimento em Biodiversidade Tropical para dar formação e desenvolver trabalhos científicos sobre biodiversidade, inovação tecnológica e mudanças climáticas.

O objectivo é que o Ecotropical seja "um local de referência para a conservação da biodiversidade e de formação científica, a nível da formação inicial, mestrado e doutoramento".

Segundo o director do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Amadeu soares, que assinará a parceria em nome da universidade portuguesa, trata-se de " um passo muito importante e significativo para a melhoria das condições e oportunidades de formação que a Universidade oferece aos seus docentes biólogos e aos alunos que queiram estudar e investigar questões de Biodiversidade e de Ecologia tropicais".

"Em conjunto com o protocolo também assinado este ano com o Centro de Investigação da Gorongosa, Moçambique, passamos a reunir e oferecer condições ímpares, no panorama nacional, que se tornam um grande valor acrescentado e abrem excelentes perspectivas para quem quer vier estudar Biologia na Universidade de Aveiro, seja ao nível da licenciatura seja na pós-graduação, mestrados e doutoramentos", comentou.

O Centro de Conhecimento em Biodiversidade Tropical situa-se numa área de Bioma Cerrado, em ambiente rural, a 50 quilómetros de Palmas, capital do Estado de Tocantins, e a nove quilómetros da zona urbana de Taquaruçu.

A localização é considerada estratégica por funcionar como interligação de três tipos de biomas distintos: Cerrado, com várias fitofisionomias, Floresta Amazónica e Pantanal.

O protocolo estabelece que a Universidade de Aveiro, através do departamento de Biologia, fica responsável pela gestão científica das actividades e pela procura de mais parcerias científicas, com prioridade para o envolvimento de Universidades Brasileiras, estando já assegurada a participação da Pontifícia Universidade Católica do Tocantins (PUC).

O Instituto Energias do Brasil e a Fundação Ecológica vão co-financiar as actividades do Centro, num montante até três milhões de reais, durante cinco anos.

À Universidade de Aveiro caberá prestar apoio científico, tecnológico e de inovação para os negócios e actividades do Centro de Conhecimento em Biodiversidade Tropical, responsabilizando-se pelo conteúdo científico e pedagógico dos projectos e actividades aí desenvolvidas e promovendo o intercâmbio de estudantes universitários e pesquisadores, nacionais e internacionais, visando a troca de experiências nas áreas de biodiversidade, inovação tecnológica, mudanças climáticas e sustentabilidade.

O Ecotropical está organizado para receber três tipos de actividades: "workshops", estágios de graduação e pós-graduações. Os "workshops" terão como base uma das temáticas do centro (biodiversidade, inovação tecnológica, mudanças climáticas e sustentabilidade). O Ecotropical receberá 10 estudantes provenientes de universidades brasileiras e 10 estudantes da Universidade de Aveiro (Portugal), para realização do estágio curricular de graduação ou pós-graduação (mestrado), sendo os alunos divididos em duas turmas mistas semestrais.

O Centro de Estudos em Biodiversidade Tropical servirá também como base de pesquisas avançadas, permitindo a alunos que pretendam realizar pós-graduações, nomeadamente doutoramentos, ter um pólo e uma estação de campo de apoio.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®