domingo, 2 de Novembro de 2025  21:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-11-2007

O modelo é reconhecido como adequado à Ria de Aveiro


Aveiro - Ribau Esteves elogia ideia de Polis mas quer urgência

O presidente da Associação de Municípios da Ria (AMRia) Ribau Esteves, disse que a opção do governo por um programa Polis para a Ria é "uma boa ideia", mas que "deve ser implantada imediatamente".

Falando numa conferência de imprensa, no final da reunião dos municípios que integram a AMRia, Ribau Esteves considerou que a tipologia Polis demonstrou ser uma opção positiva para realizar investimentos, tendo como principal vantagem a gestão integrada.

O modelo é reconhecido como adequado à Ria de Aveiro, que enfrenta uma multiplicidade de competências repartidas por várias entidades, ultrapassável por uma sociedade Polis, com ganhos de eficácia.

No entanto, a AMRia, pela voz do seu presidente, adverte o governo de que "se o processo de criação do Polis Ria for lento, para usar daqui a três ou quatro anos, nunca será um bom instrumento", pelo que só faz sentido com uma afectação cronológica", apontando como desejável que comece a trabalhar até ao final do primeiro trimestre de 2008.

Os municípios ribeirinhos vincam, por outro lado, que a urgência da realização de dragagens, importante para a navegabilidade, para a protecção das margens e para a sobrevivência do ecossistema lagunar, não se compadece com mais demoras.

Ribau Esteves contrariou a alusão do ministro do Ambiente, Nunes Correia, de que a Ria de Aveiro estaria mais atrasada nos estudos necessários do que a Ria Formosa ou o Litoral Norte, que vão também ter programas Polis.

"Ninguém tem ultimado um instrumento de planeamento como o nosso Plano de Ordenamento da Ria, cujo trabalho nasceu na administração portuária e transitou depois para a associação de municípios, com muita concertação institucional e que está praticamente pronto", disse.

Os municípios da AMRia concluem que a criação do Polis "tem de ser quanto antes", contratualizando os seus objectivos com a Administração Regional Hidrográfica, em instalação, que herda as competências sobre a Ria que cabiam até agora à Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro e "pouco melhor poderá fazer".

Durante a reunião dos municípios foram ainda definidos os pelouros dos vários membros, cabendo-lhes preparar nas áreas respectivas o plano de actividades para 2008, e foram indicados os presidentes das câmaras municipais de Estarreja e Águeda, respectivamente José Eduardo Matos e Gil Nadais, como administradores não executivos da empresa que explora o sistema multimunicipal de saneamento, a SIMRIA, em substituição de Ribau Esteves e Manuel Oliveira, que apresentaram a sua demissão.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®