domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-11-2007

Necessidade do concurso continuar


Anadia - Espumantes Bairrada premiados

O jantar de distribuição de prémios, relativos à edição de 2007 do Concurso dos Vinhos Espumantes Bairrada, realizado no passado dia 22, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, foi pretexto para a entrega dos prémios: Medalha de Ouro ao espumante "Quinta do Encontro Bruto 2004" e Prémio Inovação ao espumante "Marquês de Marialva Reserva 2005".

João Casaleiro, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, destacaria a necessidade do concurso continuar a decorrer e a ter um carácter regular, até porque, na sua opinião, vão aparecendo novos agentes e produtos inovadores. Por outro lado, vincou a existência do concurso, não só como um incentivo à produção de espumantes DOC Bairrada de qualidade superior, mas como "uma forma de ajudar a divulgar os espumantes de qualidade produzidos na região", admitindo ainda que "a receptividade do mercado tem vindo a subir, demonstrativo da qualidade dos produtos, cada vez mais reconhecidos".

Na ocasião, foi ainda proferida, por António Dias Cardoso, autor do livro "Tecnologia dos Vinhos Espumantes" e membro da direcção da Confraria dos Enófilos da Bairrada, uma intervenção sobre os vinhos espumantes da Bairrada.

A JB Casimiro Gomes, presidente do Grupo Dão Sul/Quinta do Encontro entendeu o prémio recebido (medalha de ouro) como "um ponto de partida, um estímulo e reconhecimento", até porque "demonstra ao mundo que a Bairrada tem um lugar e que e que o espumante é o caminho para a comercialização, para depois penetrarem com os outros vinhos tintos e brancos", concluindo que, "todo o espumante produzido na Bairrada deveria ter Denominação de Origem Controlada".

De igual forma, também Tiago Machado, enólogo da Adega Cooperativa de Cantanhede, destacaria que o prémio alcançado (prémio inovação) "representa um incentivo para continuar a inovar, tanto a nível da região como da empresa".

"O facto de sermos uma Adega Cooperativa a vencer este prémio penso que vai contra o estigma negativo que as adegas têm. É um estímulo, pois ombreamos, lado a lado, com os privados, superando-os até", concluiu.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®