domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2007

CADI tem como promotor a Misericórdia de Anadia


Anadia - Mostra de actividades para crianças e jovens

Futebol contra a discriminação, desenhos, música e insufláveis numa feira da inclusão são algumas das actividades que a o programa "Escolhas de Portas Abertas" mostrou à comunidade durante a semana passada, tornando visível o que o programa nacional Escolhas, designado em Anadia por CADI (Centro de Atendimento e Desenvolvimento Integrado) faz diariamente com as crianças e jovens provenientes de meios vulneráveis.

Ao longo de três anos, o CADI, que tem como promotor a Misericórdia de Anadia, apoiou já 216 crianças e jovens dos seis aos 18 anos, 107 famílias e 94 elementos da comunidade, sendo que cerca de 30% destes são imigrantes de Leste, maioritariamente da Ucrânia, do Uzbequistão e da Bulgária. E são estes que mais solicitam as técnicas do projecto. "Trabalhamos bastante com esta população porque os pais pedem-nos aulas de português e, recentemente, pediram-nos aulas de tradição e cultura portuguesas, o que não é muito comum. São realmente pessoas interessadas e que procuram integrar-se", sublinhas Paula Figueiredo e Sónia Valente.

Na sede do CADI, bem no centro da cidade, os jovens têm apoio pedagógico, actividades como a promoção da leitura, grupos de discussão, mediação familiar e formação em novas tecnologias da informação. A abrangência do projecto é a nível concelhio, com o transporte assegurado para as crianças, mas de fora tem ficado as crianças e jovens do agrupamento de escolas de Vilarinho do Bairro, o que as técnicas lamentam. "É mau, porque é uma penalização para os miúdos que não estão a aproveitar um recurso que é do concelho e que também é deles", sublinham as responsáveis.

Tânia Moita


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®