domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2007

Pateira debatida na Assembleia da República


Fermentelos - Futuro da Pateira passa por fundos europeus

A salvaguarda da Pateira de Fermentelos foi debatida, na passada quarta-feira, na Assembleia da República (AR). O problema foi discutido em reunião plenária, em seguimento de uma petição, com mais de cinco mil subscritores, apresentada em 2005, por Gil Nadais, na altura candidato à autarquia aguedense. Os vários grupos parlamentares assumiram que este é um problema preocupante, mas a resolução não reuniu consenso.

Para Jorge Morgado, do PSD, e Horácio Antunes, do PS, a solução passa por "apresentar uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)" e pelo programa POLIS". Para o deputado do PS a dragagem é uma "necessidade concreta", que custará entre cinco e 10 milhões de euros. Mas o que mais se ouviu na AR foram críticas "ao pacifismo do Governo" e à "falta de medidas concretas". Manuel Tiago do PCP foi mais longe e mostrou-se indignado por todos os deputados intervenientes acarinharem os peticionários e, no entanto, "há duas semanas, PS, PSD e CDS/PP votaram contra o pedido do partido comunista, para uma verba que permitia ao Governo avançar já nesta situação".

Para Alda Macedo (BE), a existência de habitats para espécies protegidas e, para Madeira Lopes (Verdes) a caça desportiva e os desportos náuticos num património natural, agravam ainda mais a situação. O deputado assumiu ter ficado sem saber o que realmente o Governo quer fazer neste caso.

Uma vergonha. Quem também não percebeu as intenções do Governo foram os presidentes de junta de freguesia, que envolvem a Pateira. Para os autarcas, o que se passou na AR "foi uma vergonha", já que esperavam que fossem apresentadas soluções concretas. Fernando Pires, presidente da junta de freguesia de Óis da Ribeira, manifestou-se indignado pelo PS, CDS/PP e PSD não aprovarem a proposta do PCP, que pretendia a atribuição de 500 mil euros para a Pateira, abrindo assim a rubrica que daria início à tão desejada dragagem. Amílcar Lemos Dias esperava que alguma coisa fosse decidida, como por exemplo a atribuição de uma verba em PIDAC (Plano de Investimento da Administração Central).

Quem não partilha da opinião dos presidentes de junta é Gil Nadais. "O que se passou na AR, foi o final de um processo. A petição fez com que houvesse um levantamento hidrotopográfico do fundo da Patereira. Já vai haver um Polis ligado à Ria de Aveiro e o ordenamento das margens já estão programadas". Em declarações ao JB, o presidente da câmara considera que "o assunto está como nunca esteve" e se "os presidentes de junta pensam que o problema é só carregar num botão e já está resolvido, então já devia estar tudo resolvido há muito tempo".

Salomé Castanheira

estagiária


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®