domingo, 2 de Novembro de 2025  05:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-12-2007

Projectos de investigação comuns no domínio da Biologia marinha


Universidades de Aveiro e Massachusetts cooperam no estudo do mar

As Universidades de Aveiro e de Massachusetts assinaram ontem um protocolo de colaboração para a investigação conjunta de recursos pesqueiros, que poderá vir a ser alargada às ciências da Saúde.

O protocolo, subscrito por Brian Rothschild, pela University of Massachusetts Dartmouth, e por Amadeu Mortágua, em representação da Universidade de Aveiro (UA), prevê a realização de projectos de investigação comuns no domínio da Biologia marinha, bem como o intercâmbio de alunos das duas universidades.

Ao nível da investigação científica, a colaboração entre as duas universidades visa "recolher conhecimento científico que permita a gestão de recursos pesqueiros de forma sustentável" e os trabalhos incidirão sobre a localização de espécies e definição de zonas de repouso.

Nos projectos de investigação científica está prevista a utilização da estação oceanográfica da Universidade de Massachusetts, localizada em New Bedford e que é considerada das mais completas e avançadas do mundo, estando dotada de vários navios oceanográficos.

Amadeu Mortágua, presidente do Departamento de Biologia da UA, salientou que a universidade norte-americana tem já uma larga experiência nesse domínio de investigação, incidindo sobre a gestão de recursos pesqueiros, quer de peixes, quer de invertebrados e vieiras, em que a zona é considerada bastante rica.

"Temos algo a aprender com a experiência americana, tanto mais que também nós, em Aveiro, estamos numa zona de afloramento de nutrientes, rica em pesca. Desde logo, a estreita colaboração entre a Universidade de Massachusetts e a comunidade piscatória, que é chamada a participar nos projectos", disse Amadeu Mortágua.

"Por outro lado, a modelação dos stocks de pesca que têm desenvolvido pode ser do interesse de Portugal", explicou.

Além da vertente de investigação, o protocolo hoje assinado visa promover o intercâmbio entre alunos de mestrado e de doutoramento das duas universidades, que poderá vir a ser alargado a estágios integrados e semestres académicos das licenciaturas.

Brian Rothschild anunciou que a universidade norte-americana vai suportar os custos da participação de um dos alunos portugueses e empenhar-se na obtenção de financiamento para dar continuidade ao programa, e mostrou interesse em ampliar a colaboração entre as duas universidades a outras áreas, nomeadamente nas Ciências da Saúde, pelo que foi decidido criar uma comissão mista de cooperação.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®