domingo, 2 de Novembro de 2025  16:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-12-2007

É novidade na conservatória


Oliveira do Bairro - Heranças e divórcio com partilha

O novo balcão das "Heranças" e do "Divórcio com Partilha" está a funcionar, desde a semana passada, na Conservatória de Oliveira do Bairro.

O "Balcão das Heranças", que está disponível em apenas mais quatro conservatórias, a nível nacional, é um serviço em atendimento único que permite realizar todas as operações e actos relacionados com a sucessão por morte, como indicar quem são os herdeiros, partilhar os bens do falecido entre os herdeiros, pagar os impostos devidos, apresentar declarações para as Finanças e pedir ou realizar todos os registos dos bens partilhados, revelou ao JB a Conservadora Sandra Fialho.

Em Oliveira do Bairro, logo na quarta-feira, dia da inauguração, foi efectuado um procedimento de partilha por divórcio. "No dia seguinte, foi efectuamos outro procedimento por divórcio", acrescentou a Conservadora, referindo ainda que os custos com os processos em causa diminuem 60% em relação à via tradicional.

O balcão "Divórcio com Partilha" é também um serviço em atendimento único que permite que, nos divórcios por mútuo consentimento, realizados nas Conservatórias do Registo Civil, se possam partilhar os bens do casal e realizar todas as formalidades envolvidas.

O Ministério da Justiça (MJ) realça que, com estes novos serviços, "a vida do cidadão fica mais simples", porque "deixa de ser necessário efectuar várias deslocações e praticar diversos actos em procedimentos associados a circunstâncias da vida, especialmente penosas para os cidadãos".

"Em primeiro lugar, são eliminadas deslocações a várias Conservatórias diferentes, ao Cartório Notarial e a serviços de Finanças. Tudo fica concentrado num balcão único, nas Conservatórias. Em segundo lugar, são eliminadas numerosas formalidades", destaca o MJ, que refere, também, que "os actos praticados nos balcões são significativamente mais baratos do que se fosse utilizada a via tradicional".

O Ministério da Justiça prevê que, "ao longo de 2008, estes serviços fiquem gradualmente disponíveis em grande parte do território nacional", decorrendo um período experimental até 30 de Maio próximo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®