domingo, 2 de Novembro de 2025  02:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-01-2008

Pré-projecto da Sociedade Água de Luso não foi cumprido


Termas do Luso continuam à espera de remodelação

O projecto Luso 2007 foi apresentando como o instrumento capaz de revitalizar as termas do Luso, mas, a poucos dias do fim do ano, continua por concretizar e sem que a autarquia tenha qualquer indicação, da parte da Sociedade Água do Luso (SAL) ou da sua detentora, a multinacional a Scottish and Newcastle (S&N), de quando e como será recuperada a vertente termal da vila.

"A SAL não cumpriu minimamente a sua palavra", afirmou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, interpelado, na última Assembleia Municipal, por Júlio Penetra, acerca do ponto em que está o Luso 2007.

À espera de informação. As questões levantadas pelo deputado não tiveram, porém, respostas da parte do presidente da autarquia. Ficaram de, até final do ano, dar informação à Câmara", o que não aconteceu", reconheceu Carlos Cabral, adiantando esperar novidades já no início de 2008, mas não escondendo a insatisfação em relação à administração da SAL. "A Câmara Municipal tem tido a tolerância que é devida a todas as empresas instaladas no concelho. A partir do momento em que há falha da SAL temos que fazer sentir essa mágoa pelo não cumprimento de um projecto que eles próprios apresentaram à Câmara já lá vão quase 5 anos", sublinhou o autarca.

Deputado reclama posição activa.

Júlio Penetra apelou a que a Assembleia assuma "uma posição activa" e se junte ao executivo "para pressionar o concessionário", desde 1852. "Não pode haver mais tolerância, adiamentos ou desculpas. O Luso 2007 deve ser globalmente suspenso, até que sejam dados passos inequívocos para a revitalização das termas", referiu, aludindo até às tentativas de deslocalizar a sede administrativa da empresa para Lisboa.

O deputado lembrou que, em Outubro passado, um grupo de comerciantes contactou, por iniciativa própria, a administração da SAL e lhes foi prometida uma decisão para final deste ano. Porém, nem à autarquia, nem aos comerciantes foi dada qualquer informação acerca do projecto. "Estão subvertidos os motivos que levaram a autarquia a ceder a exploração da nascente", afirmou, em jeito de questão acerca do que o executivo pode fazer perante a situação.

Autarquia revitaliza vila. A Sal apresentou um pré estudo com opções sobre a revitalização do complexo termal e turístico. E a verdade é que nunca chegou a conclusão nenhuma", afirmou Carlos Cabral, explicando que a autarquia está a prosseguir com a parte que lhe compete com vista à dinamização da vila, nomeadamente com o lançamento da obra de recuperação da Avenida Navarro e aquisição do Cine- Teatro do Luso, onde pretende desenvolver um projecto cultural.

O Jornal da Bairrada contactou a administração da SAL que, até ao fecho da edição, não adiantou qualquer informação acerca do assunto.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®