domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-01-2008

O acordo foi firmado na sede da Administração do Porto de Aveiro


Aveiro e Gijón querem explorar linhas de negócio conjuntas

Os portos de Aveiro e Gijón (Espanha) assinaram hoje um acordo com vista a aumentar a competitividade, no âmbito dos novos projectos europeus "Auto-estradas do Mar" e "Marco Europeu", e a desenvolver novas linhas de negócio conjuntas.

O acordo foi firmado na sede da Administração do Porto de Aveiro pelo seu presidente, José Luís Cacho, e pelo presidente da Autoridade Portuária de Gijón, Fernando Menéndez Rexach, no mesmo dia em que, pela primeira vez, um navio efectuou o movimento entre os dois portos com uma carga agro-alimentar.

"O acordo que vincula os dois portos abre vastos horizontes e é uma parceria de vontades que cabe agora aos empresários potenciar e aproveitar", disse José Luís Cacho, realçando que o porto espanhol "se encontra em expansão, à semelhança do porto de Aveiro, com a diferença de escala, sendo um porto que tem mostrado um forte dinamismo".

Segundo o presidente da APA, Gijón é "um exemplo de boas práticas de gestão" e o convénio assinado hoje "vai permitir a troca de experiências, com vista ao crescimento em novas áreas de negócio".

Fernando Menéndez Rexach salientou que o tráfego marítimo é o sector mais globalizado e que, "no mercado globalizado, os utilizadores têm a ganhar com o conhecimento em rede dos pontos fortes de cada um dos dois portos" que o acordo propicia.

Pelo documento hoje assinado, ambos os portos se comprometem a trocar informação relacionada com os tráfegos de cada porto, o historial estatístico de cada um, projectos de desenvolvimento da infra-estrutura portuária e estudos genéricos de mercado, tendo em vista o aumento de tráfego.

Além de acções de formação, são previstas também parcerias comerciais para promover o tráfego e outras actividades portuárias, bem como o fomento de negócios nos dois portos, através dos respectivos processos de promoção.

Uma das vertentes de cooperação que está a ser estudada é a do tráfego de contentores, que ambos os portos querem incrementar.

Actualmente, o porto do Cantábrico possui já linhas regulares de transporte de contentores com Roterdão, Barcelona, Livorno, Canárias e Marrocos, com escalas em Bilbau, Vigo e Lisboa.

Uma das possibilidades admitida pelos responsáveis dos dois portos é a do porto de Aveiro vir a servir de escala a algumas linhas regulares que o porto espanhol pretende diversificar.

Gijón é o primeiro porto espanhol no movimento de granéis, ocupa o sexto lugar no ranking geral dos portos espanhóis e é o quarto em resultados de exploração.

Tem em curso obras para duplicar a sua capacidade, com a construção de novos terminais, reforçando e ampliando o seu posicionamento como grande porto do nordeste peninsular, no âmbito do Sistema Portuário Espanhol.

Às relações de complementaridade hoje estabelecidas entre os dois portos não é alheio o facto de ambos se assumirem como "portas marítimas" do centro de Espanha, e concretamente da província de Castilla y León.

O porto de Aveiro tem estado envolvido na criação do porto seco de Salamanca, beneficiando agora da ligação à fronteira pela A25, sendo o porto atlântico mais próximo de Madrid.

Por seu turno, o porto de Gijón dispõe da A66 que o liga a Madrid, além da rede ferroviária, através da linha da RENFE a León, e formalizou acordos com o governo autónomo de Castilla y León para desenvolver a sua rede logística, bem como convénios de colaboração com as associações empresariais de León, Zamora e Valladolid.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®