domingo, 2 de Novembro de 2025  15:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-02-2008

SUMA ensina a "Fazer Contas à Vida" a 600 Ilhavenses


ÍLHAVO

Contrariar o aumento de Resíduos em Ílhavo dá mote a campanha

SUMA ensina a "Fazer Contas à Vida" a 600 Ilhavenses

Já arrancou a última fase da campanha “Fazer Contas à Vida”, iniciativa promovida pelo Grupo SUMA em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, que, entre os dias 28 de Janeiro e 01 de Fevereiro, alerta a população para as vantagens individuais associadas ao Consumo Sustentável. Com o objectivo de fazer despertar para a necessidade de abandonar os maus hábitos consumo e minimizar a produção de Resíduos na origem, pretende-se com esta acção contrariar a tendência de aumento dos indicadores de indiferenciados, verificada em 2006.

Presente nas principais Cadeias de Supermercados do concelho e recorrendo a uma estratégia de contacto pro-activo, mediante a distribuição qualitativa de uma lista de eco-compras e afixação de um cartaz informativo, esta acção pretende chamar a atenção para um conjunto de eco-códigos a utilizar nas compras quotidianas. Comprar produtos avulso, embalagens familiares e de recarga, utilizar produtos não descartáveis e reutilizar materiais de embalagens, são alguns dos procedimentos que permitirão aos seus praticantes a poupança de dinheiro e a contribuição para a preservação do Ambiente.

Esta campanha foi implementada, numa primeira fase, no anterior ciclo de trabalhos, tendo sido complementada com investimentos paralelos destinados a potenciar as políticas de redução de resíduos e a valorização da componente reciclável. Exemplos desse investimento, que resultou no decréscimo de 4,1% na fracção de indiferenciados, são o programa LIXOTECA Itinerante e a campanha "Eco-Códigos".

De acordo com Alexandra Pericão - Coordenadora do Departamento de Sensibilização e Educação Ambiental do Grupo SUMA -, "a sociedade de consumo em que nos inserimos recorre a diversas técnicas e ferramentas para dar a conhecer produtos, criar necessidades e aumentar o número de vendas. Mas as nossas decisões de compra não são inconsequentes, e influenciam o Ambiente de forma positiva ou negativa. Desta forma, é fundamental que o consumidor reflicta e analise as escolhas de que dispõe, e apreenda as regras para poupar ao nível da economia familiar e preservar os recursos, assumindo comportamentos pró-ambientais".

# # # #

Sobre o Grupo SUMA:

Com uma experiência consolidada de mais de uma década de actividade e provas dadas nas áreas da Recolha de Resíduos, Limpeza Urbana, Tratamento de Resíduos, Análises Laboratoriais, Inovação e Desenvolvimento, e Sensibilização e Educação Ambiental, o Grupo SUMA detém um perfil único no mercado da gestão do ambiente urbano: a liderança do sector em Portugal aliada a uma atitude pró-activa, que excede os limites contratuais e se consubstancia na responsabilidade de inovar constantemente, sempre com vista à Construção de um Ambiente Melhor.

Marta Gonçalves


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®