domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-02-2008

O Padre António Vieira nasceu em 6 Fevereiro de 1608


Editorial - Padre António Vieira

O Padre António Vieira nasceu em 6 Fevereiro de 1608.

As comemorações que agora se iniciam, mais do que homenagearem um grande português, de relembrarem um nosso antepassado justo e de convicções, deverão dar-nos as necessárias referências para nele nos inspirarmos.

Ao longo de 89 anos, o Padre António Vieira atravessou sete vezes o Atlântico, percorreu milhares de quilómetros no Brasil ao serviço da sua Fé, foi diplomata com missões difíceis na França ou Holanda e serviu na Cúria Romana durante seis anos. Um homem do mundo, talvez precursor duma era a que hoje chamamos global, Vieira foi missionário, evangelizador, escritor, pensador, diplomata e activista político.

António Vieira defendeu, entre outras causas, os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, a abolição da escravatura e os direitos dos índios do nordeste brasileiro. Criticou também severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição, que chegou a condená-lo.

Relevo um trecho da intervenção do Sr. Presidente da Republica na Sessão Comemorativa do 4º Centenário do Nascimento do Padre António Vieira, na Academia das Ciências, na passada semana: "Em Vieira, não se sabe o que mais admirar: se o virtuosismo do pregador se a argúcia do diplomata ao serviço da independência nacional; se a grandeza e a majestade da sua escrita, que levou Fernando Pessoa a chamar-lhe «imperador da língua portuguesa», ou a tenacidade com que defendeu os direitos das populações ameríndias; se o realismo do conselheiro do rei, a quem se deve o restabelecimento dos contactos com a colónia judia na Holanda, ou o visionário que sonhou para Portugal um quinto império".

Na mesma sessão, o Professor Adriano Moreira marcou a importância de Vieira de forma clara e magnífica afirmando: "A meditação a que somos chamados nesta circunstância do centenário de Vieira e de viragem do milénio ensina, uma vez mais, que não são os impérios que duram, são as culturas que têm a vocação da eternidade."

António Granjeia*
Director do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®