domingo, 2 de Novembro de 2025  15:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-02-2008

Salvaguardar espécies de importância comunitária


Águeda - Autarquia quer proibir caça e pesca na Pateira

A Câmara Municipal de Águeda pretende interditar a caça e pesca profissional na Pateira, com o objectivo de salvaguardar espécies de importância comunitária, bem como protegidas e em vias de extinção.

O presidente da Câmara de Águeda pretende que, com esta medida, se acabe com episódios de abates em larga escala, como aconteceu no fim do ano, com a morte de duas centenas de aves na Pateira, uma "actuação impensável" levada a cabo, por um grupo, aparentemente organizado, de mais de uma dezena de caçadores.

Segundo Gil Nadais, várias entidades envolvidas neste processo estão de acordo com a medida, como é o caso da QUERCUS, que já emitiu mesmo um parecer à autarquia.

No documento remetido pela associção, pode-se ler-se que a entidade considera que as actividades como a caça e pesca profissional nesta "área de extrema importância para diversas espécies" continua a ser um "factor de constrangimento à protecção dos recursos biológicos e do desenvolvimento de outras práticas de utilização mais sustentável destes recursos", nomeadamente "através do eco-turismo". No documento, a QUERQUS acrescenta ainda que a interdição destas actividades "contribuirá inevitavelmente para o incremento do número dos efectivos populacionais de muitas espécies", o que permitirá uma maior "facilidade de observação por parte dos visitantes", bem como "salvaguardar a cadeia alimentar das zonas húmidas".

Recorde-se que a Pateira se insere na Zona de Protecção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro, embora actualmente as zonas de caça municipal de Águeda e Oliveira do Bairro, bem como da caça associativa de Eirol e Requeixo, se sobreponham a esta área protegida.

Salomé Castanheira

scastanheira@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®