domingo, 2 de Novembro de 2025  15:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-02-2008

Foi a 17ª manifestação


Anadia - Buzinão marca reinício da contestação

Foi a 17ª manifestação. Os protestos em Anadia, contra o encerramento do serviço de Urgências do Hospital local, foram retomados, no último sábado. Numa organização do Movimento "Unidos pela Saúde", saiu à rua um enorme buzinão que integrou mais de 80 viaturas que percorreram várias freguesias do concelho.

Anadia não desiste da luta. José Paixão, porta-voz do "Movimento Unidos pela Saúde", defende que esta manifestação simboliza o "retomar do combate e dos protestos", na medida em que 25 dias depois da tomada de posse da ministra da Saúde, Ana Jorge, a população de Anadia continua sem resposta, no sentido de se retomar o diálogo para encontrar uma solução de consenso para o concelho.

"Não vamos permitir que nos esqueçam e só desistiremos quando a nossa pretensão for aceite", defende José Paixão, alegando que a solução passa por um serviço de atendimento 24h/dia no Hospital, por forma a dar resposta cabal às necessidades da população.

Quanto ao interregno de três semanas na contestação contra a política de Saúde, avança ter sido mais do que "suficiente", lamentando, contudo, que a única resposta, até agora, tenha sido um "enorme silêncio" e responsabiliza o primeiro-ministro, José Sócrates, pela inexistência de feed-back. "A nova ministra da Saúde está a cumprir orientações políticas do Governo, logo José Sócrates é o principal responsável", acrescenta, concluindo que a saída de Correia de Campos mais não foi do que uma acção de cosmética: "mudou-se o ministro, mas não a política".

Paciência esgota-se. Presente no buzinão, o deputado anadiense na Assembleia da República, José Manuel Ribeiro, revelou que a autarquia de Anadia está a esgotar todas as possibilidades de contactos com o Governo, tendo solicitado (desde a tomada de posse de Ana Jorge) três pedidos de audiência com a nova ministra, sem obter resposta.

Daí equacionar a apresentação, na próxima semana, no Plenário de um requerimento sobre a matéria, até porque, a título pessoal, no dia da tomada de posse do novo secretário de Estado da Saúde, transmitiu a sua preocupação e a necessidade do processo do Hospital de Anadia ser reavaliado.

Como o retomar das conversações ainda não aconteceu, o deputado reconhece que a paciência de Anadia está a esgotar-se, sendo, portanto, legítimo o reinício dos protestos.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®