domingo, 2 de Novembro de 2025  21:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-03-2008

Com Ieltsine a Rússia viveu os dias gloriosos da liberdade


Editorial - A Leste (Rússia) nada de novo

Depois dos muitos anos de ditadura soviética a Rússia libertou-se.

Com Ieltsine a Rússia viveu os dias gloriosos da liberdade e da democracia mas também o descalabro de um estado em decomposição, dilacerado pela corrupção, desemprego e especulação, ocupado pela ascensão de capitalistas sem regras e desprovidos de valores éticos e onde se vendeu ao desbarato o que restava do aparelho produtivo comunista.

Com Putin, a Rússia retomou o caminho da ordem, da recuperação económica e da modernização. A Rússia aproximou-se da Europa e impôs a sua voz nas mais importantes questões da cena mundial. Paulatinamente, Putin mostrou aos russos que poderiam voltar a acreditar no seu País, readquirindo a importância que teve no tempo dos sovietes, recuperando também o aparelho militar.

Mas a era Putin trouxe aos russos muitas dores de cabeça.

Transformou o seu partido numa máquina de influência pessoal com os tiques e práticas de um partido único, dando aos adversários apenas o palco suficiente para encenar uma espécie de democracia. Os russos protestaram, mas acabaram por se adaptar. Afinal, Putin conta com a ajuda da habituação e resignação da população a este tipo de regimes. Viveu-se assim na Rússia Czarista e nada mudou na antiga União Soviética. Nos mesmos Gulacs apodrecem agora os opositores do presidente e os serviços secretos mantêm a mesma eficácia na eliminação de jornalistas incómodos como Anna Politkovskaia ou opositores decididos como Alexander Litvinenko. O que parece pesar no pensamento do russo comum, mais do que os valores ocidentais da democracia e liberdade, é dinheiro no bolso, uma vida com menos máfias e um sentimento de poder recuperado da nostalgia soviética.

No plano político, Putin prepara-se para dominar a Rússia de modo algo parecido como fez Salazar em Portugal. Na impossibilidade constitucional de se manter eternamente no cargo de Presidente, Putin passa a primeiro-ministro e arranja uma figura menor para corta-fitas, Dimitri Medvedev.

António Granjeia*
Director do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®