domingo, 2 de Novembro de 2025  16:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-03-2008

Atelemedicina esbarra na ausência de regulamentação


Aveiro -Telemedicina ainda sem equadramento legal

O director da Escola Superior de Saúde de Aveiro, Nelson Rocha, lamentou hoje as dificuldades criadas aos profissionais de saúde, por causa da falta de enquadramento legal, quando utilizam a telemedicina.

Falando à margem das IV Jornadas Técnicas de Imagiologia, organizadas por aquela escola da Universidade de Aveiro, Nelson Rocha salientou que a disseminação das práticas de telemedicina no Serviço Nacional de Saúde (SNS) esbarra na ausência de regulamentação.

"Temos hoje tecnologia disponível, robusta e fiável, havendo motivação dos profissionais de Saúde, que estão preparados para a utilizar, mas constata-se que quem envereda por esse caminho tem dificuldades", disse.

O professor deu como exemplo a teleconsulta, que deveria ser paga, mas devido à falta de regulamentação não pode ser debitada pelas unidades de saúde que a prestam.

O resultado, frisou, é que as unidades de saúde preferem afectar os recursos a meios mais tradicionais, para não terem de suportar os custos.

"Por exemplo, se o Hospital dos Covões, em Coimbra, prestar uma teleconsulta de Pediatria, quem é que a vai pagar?", questionou Nelson Rocha, concluindo que "é preciso incentivar a utilização das tecnologias hoje disponíveis e ultimar o seu enquadramento legal, criando condições para a sua generalização".

A disseminação de boas práticas, já utilizadas por centros de excelência, é um dos objectivos daquelas jornadas que decorrem, hoje e amanhã, na Reitoria da Universidade de Aveiro, abrangendo um vasto leque de temas, que vão do diagnóstico cardiovascular ao controlo da qualidade em radiologia.

"Trata-se de um espaço de diálogo e troca de experiências sobre soluções já testadas e acessíveis, umas mais inovadoras do que outras e de generalizar procedimentos e boas práticas, o que é especialmente importante para futuros profissionais", disse.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®