domingo, 2 de Novembro de 2025  22:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-03-2008

Atingir a cobertura total da rede de saneamento em alta


Aveiro - SIMRIA Empresa de saneamento recupera 3,5 milhões de dívidas

A SIMRIA, empresa que explora o sistema multimunicipal de saneamento da Ria de Aveiro, anunciou hoje ter recuperado 3,5 milhões de euros de dívidas dos municípios durante o ano de 2007.

"Destacou-se a consolidação do relacionamento comercial com os utilizadores do Sistema(Câmaras municipais e Serviços Municipalizados)o que se traduziu na redução das dívidas dos municípios na ordem dos 3,5 milhões de euros", refere uma nota informativa da empresa relativa à actividade de 2007, que esteve em análise na assembleia geral, realizada dia quarta-feira.

A SIMRIA assume como objectivo atingir a cobertura total da rede de saneamento em alta nos 12 municípios abrangidos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vagos.

Fruto de um investimento que ascende a 207 milhões de euros em dez anos de actividade, 15 milhões dos quais realizados durante o ano de 2007, a SIMRIA assegura já uma taxa de cobertura de 85 por cento da área actualmente abrangida pelo sistema multimunicipal.

Empresa de direito privado e de capitais maioritariamente públicos, a SIMRIA, SA, com um capital social de 13,2 milhões de euros, é detida pela Águas de Portugal, SGPS, S.A., e pelos 12 municípios servidos.

O Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro foi concebido para a colecta, tratamento e destino final dos efluentes da Ria de Aveiro, como forma de resolver os problemas da poluição provocada por descargas de águas residuais domésticas e industriais na laguna.

Numa primeira fase foi desenhado como solução integrada de recolha, tratamento e rejeição dos efluentes de dez municípios, abrangendo um total de 800 mil habitantes.

Em 2000 foi alargado aos municípios de Espinho e, parcialmente, de Santa Maria da Feira, e reforçado em Ovar, de forma a integrar o projecto de despoluição da Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos.

Essa ampliação compreendeu a ligação da ETAR de Espinho dos subsistemas de Espinho (Espinho), Ovar (Esmoriz e Cortegaça) e de Santa Maria da Feira (bacia que drena para a Barrinha de Esmoriz), obrigando a remodelar a ETAR de Espinho, ampliando-a para um caudal de 36.500 metros cúbicos por dia, e à construção de 28 quilómetros de novas condutas e de sete estações elevatórias.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®