domingo, 2 de Novembro de 2025  16:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-03-2008

O estudo foi muito bem visto pela Câmara


Perrães - Casa Rural no Parque Carreio Velho

O Parque do Carreiro Velho (Perrães), que vai sofrer uma grande e profunda reestruturação, vai receber mais um equipamento - uma casa rural que será ao mesmo tempo casa-museu, para recolha e memória de muitas alfaias agrícolas, anunciou o presidente de Direcção da Amper, Jaime Pereira, durante o almoço comemorativo do 28º aniversário, que decorreu no dia 16.

Preservar a arqueologia rural. "O estudo foi muito bem visto pela Câmara", realçou aquele dirigente, estando a ser ultimado o projecto, da responsabilidade de um gabinete de arquitectos do Porto. Este vem trazer algo de novo ao projecto, inicialmente apresentado, para a requalificação do Parque do Carreiro Velho, enriquecê-lo, na medida em que "é importante para o concelho", na opinião de Jaime Pereira.

A construção de uma casa rural, em adobe, segundo os métodos então usados, com as divisões normais ("sala do Senhor", quartos, cozinha e lareira e forno de cozer pão ou chanfana, alpendre), adega, pátio e casa da eira, terá assim "uma função didáctica e pedagógica importante para as nossas crianças", acrescentou, e não só, acrescentamos nós. É, efectivamente, o melhor modo de preservar a arqueologia rural de há meio século, para que haja memória, porque "muitas coisas se vão perdendo". Ao mesmo tempo, esse equipamento fará do Carreiro Velho um parque diferente, "único a nível concelhio e distrital". Aliás, o projecto tem boas pernas para andar. Correm bons ventos para os lados do Carreiro Velho, não só da parte da Câmara, mas também porque o projecto já tem parecer favorável da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e ICN (Instituto de Conservação da Natureza).

Será mais um elemento a acrescentar às potencialidades turísticas do concelho, através da natureza. "Vai ser uma referência."

Tempo e financiamentos. "Gostaríamos que, durante este nosso segundo mandato [que é também final do primeiro mandato do actual elenco camarário] a obra fosse executada mas, se não for concluída, pelo menos que esteja adjudicada", foi o apelo lançado por Jaime Pereira.

Entusiasmo pela obra mostrou Mário João Oliveira, porque, disse, não se trata apenas da requalificação da zona do Carreiro Velho. Este projecto é mais amplo e vai ser levado a cabo, tendo em conta a ligação com outros parques, a sul, a começar pelo do Prego, também de Perrães, e, a norte, parques de Espinhel e Óis da Ribeira. "A dimensão é superior à dimensão local", fez questão de realçar o edil, mas mais: "a Câmara Municipal tem estado empenhada na execução do projecto", mas lembrou que "sem candidaturas a apoios, não tem hipótese de avançar". Entretanto prometeu, pessoalmente, que tudo fará para que as candidaturas tenham êxito, "com uma forte comparticipação e tão depressa quanto surjam as obras".

Armor Pires Mota

armor@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®