domingo, 2 de Novembro de 2025  05:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-03-2008

O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania


Funcionários da Câmara de Águeda na era digital

Numa iniciativa inédita a nível nacional, ontem na Conservatória do Registo Civil de Águeda foram emitidos 150 Cartões do Cidadão destinados a todos os funcionários da Câmara Municipal de Águeda.

Segundo Gil Nadais, "trata-se de mais um momento em que a autarquia de Águeda se coloca na vanguarda da simplificação administrativa, já que é a primeira Câmara do país a funcionar com o Cartão do Cidadão, que, entre outras funcionalidades, inclui a assinatura digital que tornará os processos ainda mais rápidos e desburocratizados".

De acordo com o edil, a partir do momento que os funcionários tenham Cartão do Cidadão, podem utilizar a assinatura digital, que "permitirá o envio do expediente entre a Câmara de Águeda e os mais variados serviços que requerem a autenticação da assinatura".

Digital. O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania que permite, como documento físico, que o indivíduo se identifique presencialmente de forma segura. Como documento tecnológico, permite-lhe identificar-se perante serviços informatizados e autenticar documentos electrónicos.

Além dos 150 funcionários, a Câmara de Águeda também convidou vários técnicos /projectistas de obras a obterem o Cartão do Cidadão, como forma de agilizar a rapidez do envio dos projectos para a secção de obras.

Nadais recorda que a autarquia aguedense tem praticamente todos os serviços a funcionar com documentos digitais, dando como exemplo o correio que circula em formato digital, assim como todos os processos de obras.

Ainda de acordo com o edil aguedense, "foi nosso propósito credibilizar a autarquia e tornar o concelho mais dinâmico e acima de tudo mais atractivo", garantiu sublinhando que "a Câmara de Águeda será a primeira do país completamente digitalizada".

"Já implementámos o "Work Flow", que permite que toda a correspondência dentro da Câmara circule em formato digital, assim como é ainda objectivo da autarquia que todos os serviços esteja certificados até ao final do ano", referiu o autarca.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®