domingo, 2 de Novembro de 2025  22:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-04-2008

Inauguração marcada para as 16h30 de sábado


Sua majestade - O leitão a pintura, fotografia e escultura

Leitões, porcos ou porcas sob as mais diversas formas de arte e ao sabor do saber e da imaginação de cada um dos artistas convidados. Em fotografia, pintura ou escultura, são diversos os trabalhos de artistas convidados e a concurso, que apresentam as suas criações já no próximo sábado, no Museu do Vinho, na mostra colectiva "Sua majestade - o rei": o leitão.

É a primeira exposição colectiva de arte contemporânea da Bairrada e estão já assegurados nomes grandes do panorama nacional das artes plásticas de Júlio Pomar a Cruzeiro Seixas, de José Rodrigues a Onik Sahakian (discípulo de Salvador Dali e seu joalheiro), de Mário Silva a Marcos Marine. A estes, convidados a estarem presentes juntamente com Aísar Jalil, Ana Cristina Leite, Carlos Lança, Carlos Revenga, Demo, Francisco Laranjo, Gerard Mas, Ibrahim Miranda, Jaime Isidoro, José Emídio, José Manuel Patinha, Nuno San-Payo Paulo Neves, Pedro Olayo (filho) , René Francisco , Rico Sequeira, Roberto Diago, Samuel Salcedoe Sobral Centeno, junta-se uma série de novos valores da pintura, fotografia e escultura contemporâneas que disputam os três prémios/aquisição, de 5 mil, 3 mil e 2 mil euros, respectivamente.

Divulgar o leitão. A colectiva, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada e a Nuno Sacramento - Galeria de Arte Contemporânea, procura cumprir dois objectivos: por um lado, divulgar toda uma região, usos, costumes e gastronomia, nomeadamente o leitão, rei das mesas bairradinas; por outro, a consolidação e afirmação deste espaço museológico, que é o Museu do Vinho, no panorama da arte contemporânea em Portugal.

"Com esta exposição, o Leitão da Bairrada apresenta-se como mote para a mostra e criação artística de raiz, segundo linguagens plásticas bem distintas, simultaneamente direccionadas para um mesmo propósito - consagração de um produto de elevado reconhecimento internacional que é indubitavelmente uma das maiores riquezas e majestade gastronómica de Portugal", refere a nota da mostra.

A inauguração, marcada para as 16h30 de sábado, além de apontamentos teatrais protagonizados pela actriz Joana Oliveira numa produção Shivatarra - Terra das Artes, conta com inúmeras figuras não só da arte como da música, com são o caso de Mico da Câmara Pereira e dos produtores musicais de Dulce Pontes e de Fernando Girão.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®