domingo, 2 de Novembro de 2025  22:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-04-2008

Autarquia vai candidatar os projectos ao QREN


Câmara aprova pacote de sete nova escolas

Troviscal, Bustos, Palhaça, Vila Verde e Oiã vão ter novas escolas primárias.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, na última quinta-feira, em reunião de Câmara, os projectos tipo e de arquitectura para sete escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação pré-escolar para o concelho de Oliveira do Bairro.

É objectivo da autarquia candidatar todos os projectos ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Caso as novas escolas sejam aprovadas, a Câmara terá 24 meses para assegurar a conclusão das obras.

De acordo com Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, as freguesias da Palhaça, Bustos e Troviscal terão escolas com seis salas para o 1º ciclo, mais três salas para a educação pré-escolar, enquanto que as freguesias de Oliveira do Bairro (Vila Verde), Mamarrosa e Oiã (Perrães / Silveiro e Malhapão / Águas Boas / Silveira) vão ter quatro salas para o 1º ciclo e três para educação pré-escolar.

Segundo Mário João Oliveira, "cabe às autarquias locais, no âmbito das competências delegadas pela administração central, o papel de promover a democratização da educação e de todas as condições para que esta, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades e a supressão das desigualdades económicas , sociais e culturais".

Prioridade. O edil sublinhou que o executivo municipal elegeu como prioridade a educação - "apostar no futuro é apostar na educação -, considerando que estamos no início de um novo quadro comunitário (QREN), onde o concelho foi contemplado com a aprovação da candidatura para a nova escola de Oliveira do Bairro, impõe-se que sejamos pioneiros nesta temática". Ou seja, ao todo serão construídas oito novas escolas.

Arquitectura padronizada. Mário João defendeu que "se deve padronizar a arquitectura escolar no concelho de Oliveira do Bairro, perpetuando no tempo um conceito de modernidade associado ao conforto e bem estar dos seus utentes".

Acrescente-se que a futura Escola Primária de Oliveira do Bairro, orçada em dois milhões e 200 mil euros, é apoiada pelo QREN em 70% do valor elegível, ou seja mais de um milhão de euros.

De acordo com o autarca, trata-se da única escola da Zona do Baixo Vouga que vai ser apoiada pelos fundos comunitários.

Ambiente. As sete escolas a serem construídas seguem as linhas do projecto da Escola de Oliveira do Bairro. São edifícios ambientalmente sustentáveis, estando previsto o aproveitamento das águas da chuva que serão utilizadas nas regas e nos sanitários.

A Escola de Oliveira do Bairro tem uma área de 3588 metros quadrados, onde serão disponibilizadas 12 salas de aulas para o primeiro ciclo, quatro para o Jardim Infantil, (todas com jardim interior), cozinha, refeitório, salão polivalente, salas de actividades, duas salas de Internet com 24 postos cada uma e uma biblioteca escolar.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®