domingo, 2 de Novembro de 2025  02:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-05-2008

Investimentos atingiram o montante de 1.069.416 euros


Silveiro - Solsil inaugura CAT e Creche

"Duas respostas com qualidade" foi como a Secretária de Estado Adjunta da Reabilitação, Idália Serrão Moniz, definiu a nova valência da SOLSIL, - "uma grande instituição e sustentável" - o CAT (Centro de Acolhimento Temporário) e a nova Creche, cujos investimentos atingiram o montante de 1.069.416 euros.

Estes novos equipamentos foram inaugurados na última sexta-feira, dia 9, com casa cheia (marcaram presença governador civil, Filipe Neto Brandão, director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, Celestino de Almeida, presidente da câmara e vice-presidente da Assembleia Municipal, respectivamente, Mário João Oliveira e Gilberto Rosa, vereadores, deputados municipais, presidente da junta de Oiã, representantes de associações de solidariedade social e outras, para além dos utentes e funcionários), com o descerramento de placa comemorativa no hall de entrada, que dá acesso a instalações, de esmerado traço arquitectónico e acabamentos de grande dignidade, sem serem luxuosos, com materiais que criam harmonia no seu conjunto. Este acto teve a participação do membro do governo e do edil oliveirense que, depois, encabeçaram a visita aos interiores dos dois blocos do edifício que apreciaram sobremaneira.

Obra de impacto. Como é normal, no fim da visita, realizou-se uma sessão solene no salão de reuniões. Feliz por mais este equipamento e serviço, Benjamim Pires, presidente da SOLSIL, começou por fazer uma retrospectiva da associação, que começou por ser uma Comissão de Melhoramentos e hoje é uma das mais versáteis associações de solidariedade do distrito de Aveiro. A potencialização das suas capacidades permitiu-lhe ampliar uma valência (Creche) e instalar outra, o CAT, já ocupada por 20 jovens que vão dos 12 aos 18 anos, rapazes e raparigas, com alguns problemas, "procurando estruturar e dar um rumo digno às suas vidas", salientou, a dado passo, mas não deixou de abordar também as dificuldades em lidar com alguns dos utentes que geram "situações intoleráveis".

Esta é "mais uma obra, que para além de ter forte impacto na aldeia, na freguesia e concelho em que se insere, honra o distrito e o país", pois "presta apoio a pais para uma educação partilhada, favorecendo aprendizagens significativas e diversificadas", realçou Benjamim Pires, que referiu que a obra "só foi possível", graças ao apoio do Estado através do FEDER, PIDDAC e CDSSA, o qual se cifrou em 597.615 euros e Câmara Municipal que participou com 114.502 euros, tendo a instituição suportado com capitais próprios 357.298 euros.

Acima da média. Mário João Oliveira começou por referir o grande desenvolvimento do concelho nos últimos anos e "acima da média" no campo social. E assim é que o concelho dispõe de 11 associações de solidariedade social, com uma boa taxa de cobertura. Salientou, no que se refere à primeira infância, que há uma taxa de cobertura de 30,8%, acima da média nacional; por sua vez, nas valências que servem os idosos, a taxa é de 12,7%. Apesar disso, manifestou ainda alguma preocupação. "O município não se pode dar por satisfeito". É que "o concelho continua a ter listas de espera", explicitou. Apesar disso, os lares não chegam, as creches também não. E os serviços de apoio às crianças portadoras de deficiência são insuficientes. Para o autarca, a resposta está "na busca criativa" dessa mesma resposta, em parceria com o governo.

À Secretária de Estado coube fazer as despesas quanto às metas e políticas do governo no campo social, começando por afirmar que "estamos a reforçar a rede de equipamentos sociais", mas "não ficamos satisfeitos com o que iremos alcançar", com o PARES I e II. O distrito de Aveiro, quanto a candidaturas ganhas leva a palma a nível do país (84). Todavia, reconheceu que "ainda não são as necessárias". Quanto ao CAT inaugurado, lembrou que as crianças e os jovens "valem todos os sacrifícios e investimentos que possamos fazer"?

Armor Pires Mota


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®