domingo, 2 de Novembro de 2025  02:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-05-2008

Autarca considera que projecto não é viável


Águeda - Quercus quer metro de superfície

Implementar um metro ligeiro de superfície na região de Aveiro, mais concretamente a ligar Águeda, a capital do distrito e Ílhavo, "utilizando como parte integrante a requalificação da actual Linha do Vouga é, para a Quercus, "um projecto da maior importância ambiental, social e económica, ao qual deve ser dada uma clara prioridade".

Para o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, "o arranque definitivo deste projecto é essencial para a melhoria da qualidade do ar em ambiente urbano e diminuição das emissões de CO2".

Num comunicado enviado à imprensa, o Núcleo deixa ainda claro que "não é de todo aceitável a cega prioridade que neste momento se está a dar apenas ao projecto rodoviário de ligação Águeda-Aveiro em perfil de auto-estrada", recordando que as orientações da Comissão Europeia e da Agência Europeia do Ambiente, apontam para o incentivo no transporte ferrroviário, "em detrimento do transporte rodoviário e aéreo". A Quercus refere ainda, no mesmo comunicado, que "convém não esquecer que este projecto atingirá uma população alvo de aproximadamente 150 mil habitantes".

Mas é precisamente o número reduzido de utilizadores da actual Linha do Vouga, em soma com "os custos que um projecto desses acarretaria" que levam o presidente da Câmara de Águeda a considerar que o metro de superfície para a região "não é viável nos tempos mais próximos". Ao Jornal da Bairrada, Gil Nadais referiu ainda que, se o projecto previsse a passagem do metro nas praias, aí sim "haveria alguma possibilidade de rentabilizar" o mesmo, e haveria uma "melhoria ambiental para a zona".

Salomé Castanheira

scastanheira@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®