domingo, 2 de Novembro de 2025  02:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-05-2008

Vinte e uma selecções desfilaram no mais aliciante palco nacional


Atletismo - Bandeira aveirense em altos voos

Verdadeiramente memorável. Assim foi a prestação da ADREP com êxitos conquistados ao mais alto nível nacional. Foram quatro os atletas que, em representação do distrito de Aveiro, disputaram o Olímpico Jovem Nacional, no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, tendo alcançado três medalhas numa só competição.

Vinte e uma selecções desfilaram no mais aliciante palco nacional, do atletismo de formação. Dezoito distritos, duas regiões autónomas e ainda Macau, fizeram-se assim representar, nesta competição, pelas respectivas delegações. Cada uma das quais com 28 atletas, com vista a participar em disciplinas tão distintas, tais como, lançamentos, saltos, marcha atlética, velocidade e barreiras, ou as corridas de meio fundo.

Durante dois dias, a cidade do Lis vestiu-se de gala, e recebeu mais de meio milhar de jovens, entre os quais estiveram alguns dos que, a curto prazo, estarão, seguramente, na ribalta do atletismo nacional.

A Bairrada esteve representada com quatro atletas da ADREP, que, de resto, foi mesmo uma das duas equipas com maior representatividade nesta Selecção. Soraia Ruas, Jorge Batista, Débora Santos e Flávia Costa afirmaram-se como os porta estandartes de uma região que volta a surgir em força no mapa, neste sector.

Notável foi o protagonismo assumido por estes jovens que se afirmaram entre os melhores. Soraia Ruas, na prova de lançamento do peso, foi um exemplo disso mesmo. A atleta conquistou a medalha de prata, entre as 21 concorrentes (uma de cada selecção), com um novo recorde pessoal, agora fixado em 12,90 metros.

Surpreendente, para muitos, terá sido a prestação de Flávia Costa, no lançamento do dardo. Esta atleta que cumpre apenas o seu primeiro ano, em iniciadas, pulverizou o seu anterior máximo em mais de três metros, com um lançamento a 27,65m. E foi este ensaio que fez com que a jovem bairradina lograsse subir ao pódio, para receber a medalha de bronze, tendo assim registado o seu nome no historial desta marcante competição.

Em grande plano esteve, igualmente, Jorge Batista que voltou, passados vários anos, a trazer uma medalha nacional para a ADREP, no meio fundo. Este atleta disputou, até à linha de meta, a vitória nos 800 metros, após uma recuperação notável. Tendo concluído a sua prova em 1 minuto e 58 segundos, prejudicado por uma falha na estratégia utilizada, que fez com que tivesse ficado fechado por outros concorrentes, na hora de responder a um ataque desferido, numa fase crucial. O bronze acabaria, ainda assim, por lhe estar destinado, tal como a missão de carregar em ombros, até ao pódio, a bandeira aveirense. Já na véspera, este mesmo atleta terminara em 2º lugar, na sua série, a prova de 300 metros, com um novo recorde pessoal fixado em 37 segundos e 50 centésimos.

Nos 3000 metros femininos, Débora Santos alinhava à partida com a terceira melhor marca, entre as concorrentes, afigurando-se como uma das mais fortes candidatas aos lugares do pódio. Ainda assim, a atleta debateu-se, desde os primeiros metros, com dificuldades físicas que a mantiveram bem longe do seu nível, acabando a quase um minuto e meio do seu recorde pessoal, estabelecido apenas duas semanas antes.

A prestação dos atletas da ADREP revelou-se determinante na conquista de um lugar no pódio final (3.º lugar), relativo à classificação geral colectiva, que viria a ser alcançado pela Selecção de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®