domingo, 2 de Novembro de 2025  05:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-06-2008

Artesanato, gastronomia e música, até ao próximo dia 8


Mealhada - Feira mostra artesanato e petisco

Está já "espalhada" pelo Jardim Municipal da Mealhada afeira que junta artesanato, gastronomia e música, até ao próximo dia 8. Pela feira devem passar cerca de 20 mil visitantes. Na visita que fez ao recinto da feira, Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, viu o artesanato de todo o país, desde os brinquedos e jogos de madeira vindos de Semide (Miranda do Corvo), a bijutaria, a partir pedras de vidro, fio de algodão e alumínio feitas, desde há três anos, por Joana Branco, da Pampilhosa, ou as casas em xisto de António Moreira, que trocou o Porto por Arganil e recria as casas das aldeias históricas nos relógios, candeeiros e quadros que faz há já uma década.

Viu os bordados, os tapetes - e os teares que os fazem-, a olaria e os anjos em terracota de Maria da Conceição, as carteiras e sapatos feitos de couro, as formas que Abel Santos, oriundo de Pelariga, consegue dar a "bocados de madeira".

Na gastronomia, para além do que veio de fora, como o pão de ló de Ovar ou a ginjinha de Óbidos, servem-se os petiscos da casa, de oito associações do concelho: o leitão e a cabidela são obrigatórios, tal como a chanfana e os negalhos, o sarrabulho, os rojões, o bacalhau ou os churrascos.

Matriz mantém-se. Com um orçamento de 40 mil euros, Carlos Cabral defende que a matriz da feira é para manter, já que o evento consegue ter "os verdadeiros produtores de artesanato", tendo afastado aqueles que são apenas "comerciantes da arte dos outros". "É uma feira aberta, gratuita, e um ponto de encontro de todos os munícipes", sublinhou.

Expo-Mealhada é para a ACIM. À espera de cerca de 20 mil pessoas, que se estima tenham passado em 2007 pelo certame, o presidente da Câmara eliminou "o boato" acerca da transferência da feira para outro local, bem como a sua junção a outras iniciativas, nomeadamente à Expo-Mealhada, mostra comercial e industrial do concelho realizada pela Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM).

Quanto à hipótese de realização da Expo-Mealhada este ano, Carlos Cabral disse não ter conhecimento, afirmando que o certame pertence à ACIM. A autarquia estará disponível apenas para "apoiar", disse.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®