domingo, 2 de Novembro de 2025  08:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-06-2008

Av. Caminho - Estação elevatória revoluciona saneamento


Etar de Mogofores fecha e vira parque

A nova Estação Elevatória de Avelãs de Caminho entrou em funcionamento na passada segunda-feira, permitindo não só que o saneamento começou a funcionar em quase todo o concelho, como também a desactivação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Mogofores. Esta poderá ser transformada num parque de lazer.

"Acabaram de uma vez os maus cheiros em Mogofores", afirmou o presidente da Câmara, Litério Marques, ao ligar as bombas da nova estação, que resulta de um investimento de 205 mil euros. O autarca reconheceu que a elevatória obrigou a um processo técnico complexo, mas possibilita agora a ligação de diversos sistemas de drenagem em grande parte do concelho, nomeadamente nas freguesias de Avelãs de Caminho e de Cima, Moita, Arcos, Tamengos, Vila Nova de Monsarros, Óis do Bairro, Paredes, Sangalhos e parcialmente S. Lourenço.

"Num curtíssimo prazo, o saneamento será uma realidade a 100%, no concelho", afirmou Litério Marques, recordando que quem fizer a ligação numa primeira terá 50% de desconto.

Segundo o autarca, a cobertura do saneamento fica praticamente assegurada ficando apenas a faltar algumas pequenas estações que sirvam povoações mais distantes, nomeadamente na freguesia de Avelãs de Cima. Litério Marques garante que o concelho fica com um sistema "auto-suficiente e autónomo no que respeita ao tratamento de efluentes, mas não descarta totalmente a possibilidade de aderir à Simria. "Estamos disponíveis para aderir, mas terão que existir negociações, porque o investimento feito pelo município em infra-estruturas foi muito grande e isto tem que ser tudo negociado para uma possível adesão", sublinha o presidente da Câmara.

Obras em Sangalhos e Parque em Mogofores. Com a entrada em funcionamento do novo sistema, a autarquia vai fazer obras de adaptação na ETAR de Sangalhos, por onde passam os efluentes antes de despejados no rio Cértoma. Litério Marques garantiu que o projecto, que deve rondar os 700 mil euros, já está a ser elaborado .

A requalificação do espaço até agora ocupado com a ETAR de Mogofores também deve avançar em breve. O autarca adianta uma das possibilidades para o local é a construção de um parque de lazer.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®