domingo, 2 de Novembro de 2025  10:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-07-2008

Esta iniciativa já andava a fermentar há mais de 10 anos


Avelãs de Caminho - Convite para melhor integrar

Centenas de pessoas juntaram-se, no último domingo, no Parque do Choupal, para conviverem, partilharem e, no fundo, esse o grande objectivo, se conhecerem melhor, sobretudo em relação aos que de longe vieram viver em Avelãs de Caminho e que, contas feitas, são cerca de 50 famílias. Menos bom foi o tempo que fez, um pouco de frio.

Esta iniciativa já andava a fermentar há mais de 10 anos, segundo disse a JB José Pedro Negrão, natural de Cantanhede e docente no colégio de Famalicão. Pouco depois de vir aqui residir. Por sua vez, padre Manuel Armando sempre viu com bons olhos e vantagens tal iniciativa e acabou por estender a ideia a todas as associações e forças da freguesia: paróquia, Junta de freguesia, Casa do Povo, ASAC, ACRAC e APPACDM.

Festa que foi, compreendeu três partes: Eucaristia, almoço e animação, tudo decorrendo no parque do Choupal, "catedral natural, tendo por tecto o próprio céu". Ao pároco que celebrou, sendo concelebrante padre Teixeira, antigo pároco, coube dar as boas vindas, não só "a todos os que se encontram há anos a residir na freguesia", mas também aos que têm vindo a chegar nos últimos tempos: "bem-vindos, sentimo-nos orgulhosos por escolherem esta terra para aqui pousardes". Importante é "gostarmos uns dos outros", como membros activos de uma comunidade; "este conhecer mutuamente é estarmos atentos uns aos outros", e nunca "de uma forma egoísta" - reforçou padre Manuel Armando - como "pedras vivas de uma sociedade" e "todos solidários, mesmo com aqueles que não têm a nossa fé".

O almoço (caldo verde, arroz de ervilhas e fêveras na brasa) decorreu da melhor maneira e gratuitamente. "A vida está difícil. Por isso, todos entenderam que deveria ser gratuito" - justificou César Almeida, presidente da Junta, que diz ter ficado a conhecer muitos mais fregueses.

Boa ideia. José Pedro Negrão referiu a dificuldade de integração dos que vêm habitar Avelãs de Caminho, porque, no fundo, os dois núcleos populacionais novos - Bairro do Castelo e Prédios do Cravo - funcionam como "dormitório". "Há pessoas que nem sempre sabem que associações há na terra. Isso obrigou-nos a ir de porta em porta".

E ainda que tenha vindo uma pequena parte das famílias, isso, para este animador da festa, ficou a dever-se "a compromissos anteriormente assumidos". Mas houve outras vantagens: "fizemos um conhecimento cara a cara"? e preencheram uma ficha onde ficaram registados vários dados - ocupações, gostos, enfim, "um ponto de partida". Para o presidente da Junta, César de Almeida, "há muitas pessoas que vão passar os fins-de-semana à sua terra, onde têm as suas raízes", mas, acrescenta, "todas as pessoas gostaram muito da ideia".

A terceira parte foi de animação e muita alegria, vivida também pelos mais novos, onde não faltaram concursos, música portuguesa (Sons de Avelãs) nem tão pouco as magia de Marcos do Vale e outros artistas da terra.

Armor Pires Mota


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®