domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-07-2008

São aguardados mais de cinco mil visitantes em três dias


Leitão, folclore e artesanato em três dias de festa nos Covões

A freguesia de Covões, em Cantanhede, recebe, de 15 a 17 de Agosto, a 3ª edição do festival do leitão do Concelho de Cantanhede.

Uma iniciativa arrojada, promovida pela Filarmónica de Covões, que deverá atrair à freguesia, em três dias de festa, mais de cinco mil visitantes, podendo ainda o consumo de leitões ultrapassar as três centenas, número consumido na edição do ano transacto.

O objectivo, avança Paulo Oliveira, presidente da direcção da Filarmónica de Covões, "é promover o leitão de Covões como marca, não só pela qualidade do animal, mas também pela qualidade dos assadores" que, este ano, podem vir a ser cinco.

Para além da gastronomia, também o artesanato (artesões da freguesia) e a animação (folclore e fado) vão marcar presença, bem como o actor Fernando Mendes que, no último dia (domingo), almoçará no festival que decorre no Pavilhão da PRODECO.

Durante a apresentação do certame, que decorreu no passado dia 10, no auditório do Centro Cultural da Filarmónica de Covões, Paulo Oliveira destacou ainda que esta edição deverá afirmar-se como um evento de grande qualidade. "Queremos que o festival seja interessante e que dele resulte uma boa imagem não só da freguesia dos Covões, como do próprio concelho de Cantanhede", disse, sublinhando ainda que um evento desta natureza só é possível graças ao envolvimento, parcerias e sinergias reunidas entre todos os parceiros, (colectividades, autarquias, associações).

"Todas as pessoas que aqui trabalham nestes dias de festa estão de forma anónima e gratuita", frisou, aproveitando ainda para realçar o facto de, pela primeira vez, a festa integrar, no domingo, almoço, possibilitando que mais visitantes se possam vir deliciar não só com o leitão assado, mas também com a cabidela de leitão, a feijoada de leitão, os rissóis, croquetes, empadas e bola, tudo tendo o leitão como principal ingrediente.

Já o autarca João Moura sublinharia a importância de iniciativas deste género que se têm vindo a afirmar e a revelar dinâmicas das freguesias e que, consequentemente, são uma ajuda na projecção do concelho. Tão importante como a promoção e divulgação das freguesias considerou ser a afirmação destes eventos pela qualidade, já que é a componente gastronómica que atrai pessoas a eventos como este. "Temos de ser capazes de servir quantidade, sem nunca desvirtuar a qualidade".

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®