domingo, 2 de Novembro de 2025  10:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-08-2008

Estiveram presentes centenas de pessoas


Vilarinho do Bairro - Paróquia sem pároco residente

O Padre Plágio realizou a sua última Eucaristia na paróquia de Vilarinho do Bairro no domingo passado, dia 3 de Agosto.

Uma celebração onde estiveram presentes centenas de pessoas, que não quiseram perder o último sermão do pároco, aproveitando também para endereçar algumas palavras de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho levado a cabo na paróquia.

Depois de dois anos passados em terras da Bairrada, Padre Plágio vai agora continuar a sua missão, de serviço religioso, no Arciprestado de Ílhavo, assumindo funções de Vigário Paroquial.

A sua saída foi provocada em grande parte devido aos inúmeros problemas que a paróquia de Vilarinho do Bairro tem, relativamente ao funcionamento e organização. A grande dimensão da paróquia tem provocado divisões de opinião, que terminam num extremar de posições, a que não ajuda, por vezes, alguma falta de cooperação e união por parte de algumas pessoas de Vilarinho do Bairro.

O maior problema agora prende-se com a sucessão do Padre Plágio, uma vez que, devido à escassez de padres na diocese de Aveiro, Vilarinho do Bairro ficará sem padre residente.

Da paróquia de Vilarinho do Bairro sabe-se que tem origem medieval, sendo que uma notícia datada de 12 de Maio de 1721 dá conta da freguesia como fazendo parte do bispado de Coimbra, e em todos estes anos de vigência não há qualquer registo de ausência de pároco.

Segundo pudemos apurar, o Bispo de Aveiro, D. António Francisco, desde que assumiu a Diocese de Aveiro, há cerca de dois anos, já levou a enterrar quatro padres, não se tendo verificado qualquer ordenação. Este é um problema grave, que está a afectar a nossa região e toda a comunidade católica.

O serviço religioso em Vilarinho do Bairro vai ficar sob responsabilidade do Padre Nicolau, que acumula as paróquias de S. Miguel de Vilarinho do Bairro, S. Lourenço do Bairro e Sto. André de Óis do Bairro.

O serviço religioso irá ficar afectado em Vilarinho do Bairro, dado o acumular de trabalho do Padre Nicolau. É uma situação complicada, mas que terá que ser entendida pelas gentes de Vilarinho do Bairro.

Desejamos as maiores felicidades ao Padre Plágio, em mais um desafio na sua carreira religiosa, e damos as boas vindas ao Padre Nicolau nesta sua nova etapa.

Henrique Fidalgo


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®