domingo, 2 de Novembro de 2025  11:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-10-2008

Anadia continua sem urgências


Litério Marques reassume que não assina o protocolo

A entrevista dada a JB pela ministra da Saúde,Ana Jorge, há duas semanas, despoletou o regresso ao tema na última Assembleia Municipal de Anadia, sexta-feira.

Questionado pelo deputado socialista Cardoso Leal sobre o ponto da situação no que respeita à assinatura do protocolo, o presidente da Câmara reafirmou que continua a não ter razões para o fazer, uma vez que ele é idêntico ao que lhe foi dado a assinar pelo antecessor de Ana Jorge, Correia de Campos".

"A ministra propôs-se a melhorar o protocolo. Não o fez ainda. Mas estranhamente dá uma entrevista onde diz que as Urgências estão a funcionar das 8h às 24h, o que não corresponde à verdade", frisou Litério Marques.

Para o autarca, Anadia "não tem urgências". "Temos uma consulta aberta com médicos de clínica geral, que pouco mais podem fazer do que reencaminhar para Coimbra ou Aveiro".

Uma das questões que o protocolo não prevê é o transporte do doente para casa. "O INEM leva os doentes até Coimbra, mas depois não os traz."

O PS considera, todavia, que o protocolo deve ser assinado, uma vez que "a ministra está a cumprir a sua parte - com as obras [que arrancam hoje, dia 1, no 1º andar do hospital, para doentes em convalescença], com as novas valências e especialidades, em otorrinolaringologia, oftalmologia, etc.". Cardoso Leal admitiu que a experiência verificada até ao momento "anulou os piores receios da população e mostrou que a mudança é positiva". Daí ser "preferível que o PS se assuma como parceiro e não como oposição", sem prejuízo de "continuar a reclamar melhorias", antes pelo contrário, "poderá ter mais força".

Mais contundente foi o deputado da CDU, João Morais, que incitou Litério Marques a dar a conhecer o protocolo à população e ameaçou com nova manifestação nas ruas. "Não aceitamos esta situação e continuaremos a lutar para que o hospital de Anadia esteja aberto 24h/dia." Para o presidente da Câmara, "as manifestações não resolvem tudo", mas "se o protocolo não acautelar a reabertura das urgências, mas urgências a sério, não assino".

À discussão veio ainda a situação em funcionamento no Centro de Saúde de Sangalhos que, para o deputado social-democrata Fernando Morais da Silva, está esquecida. Litério Marques anuiu, lembrando que, com o encerramento das urgências, "houve inúmeras instalações que ficaram prejudicadas, como é o caso de Sangalhos", cuja resposta "está deficitária, em termos de médicos e pessoal". O autarca comprometeu-se a não deixar morrer o assunto.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®