domingo, 2 de Novembro de 2025  22:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2008

O processo é mais simples


Anadia - Casa Pronta em funcionamento

Comprar ou vender casa fazendo tudo num único balcão. O Casa Pronta já entrou em funcionamento no Registo Predial de Anadia e promete simplificar a vida a quem pretenda realizar qualquer operação imobiliária. Segundo o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, todo o processo é agora "mais simples, mais seguro, mais rápido e mais barato".

Anadia junta-se à centena de municípios do país que já dispõem do Casa Pronta para benefício, sublinhou João Tiago Silveira, de todos os munícipes. Para quem quer comprar e vender casa, inclusive com hipoteca, ou mesmo transferir créditos foram eliminadas burocracias, tornando tudo muito mais fácil.

O secretário de Estado explicou que o processo é mais simples, uma vez que o processo é iniciado e concluído no mesmo local, e deixam de ser necessárias, por exemplo, a requisição de certidões à priori. É mais seguro, já que, nos casos de empréstimo bancário (cerca de 80% das aquisições), os bancos conseguem consultar online todos os registos relativos ao imóvel e os compradores saem já do Casa Pronta com os novos registos feitos no seu próprio nome. O processo torna-se assim mais rápido e, segundo João Tiago Silveira, mais barato. "Se antes nunca se sabia ao certo quanto se ia pagar por uma transacção com hipoteca, em que o valor era encontrado através de uma série de somas, agora o valor é fixo", esclareceu (ver caixa).

O governante sublinhou ainda a articulação necessária com os serviços da Câmara Municipal de Anadia, para que o Registo Predial consiga ter acesso informático a informações como a emissão da licença de habitabilidade.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®