domingo, 2 de Novembro de 2025  16:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2008

60º aniversário da União Desportiva de Bustos


Bustos - Crescimento sustentado nos jovens

A União Desportiva de Bustos comemorou, no passado sábado, num jantar convívio, o 60º aniversário. O calor humano ficou um pouco aquém das expectativas, mas quem esteve presente ficou com uma noção real das mudanças que estão a ser operadas no clube, ao nível da mentalidade, na formação desportiva e social assente em valores como a união, fair-play, a força de vontade e na humildade.

Depois de muitos anos o clube ter sido liderado por Fernando Vieira, chegou à presidência uma mulher, Beatriz Costa, que no seu discurso mostrou que a sua direcção tem um rumo e que este passa essencialmente pela formação.

Um dos momentos altos da noite foi a apresentação do hino comemorativo dos 60 anos do Bustos, com música e letra de António Quinta Nova e arranjo musical de José Carlos.

Dimensão e impacto. Beatriz Costa mostrou um à vontade muito grande na sua intervenção. Historiou que há seis décadas os tempos eram outros, havia o amor ao clube e todos davam aquilo que tinham e não tinham para que o Bustos crescesse.

"A paixão mantém-se, mas o clube atingiu a maioridade com o esforço de todos", frisou a presidente do Bustos, acrescentando que "o Bustos é hoje um grande nome no concelho de Oliveira do Bairro e no distrito de Aveiro no que diz respeito à formação, estando pouco a pouco a criar condições de qualidade aos jovens da nossa região".

Beatriz Costa comentou as recentes melhorias a nível das infra-estruturas, como o relvado sintético, balneários, WC, bar, vedações no campo, novos equipamentos de treino e jogo. Para a líder do Bustos, tudo isto significa que "o clube não parou no desenvolvimento das suas condições e infra-estruturas. E se aumentou na sua dimensão e impacto na região, também tem que enfrentar as exigências que esse crescimento acarreta".

Beatriz Costa quer que venham, pelo menos, mais 60 anos, mas neste momento tem um desejo legítimo: "É que as nossas equipas cheguem mais longe, subam de divisão, reunindo todo o tipo de apoios, públicos e privados."

A presidente do Bustos falou dos tempos de crise, e na sua óptica, como não há dinheiro para contratar os craques, "apostamos na formação e fabricamos os nossos próprios craques. É esta a postura que quero manter no clube, abrindo mais os seus horizontes, sempre com uma mentalidade virada para o futuro".

Seis mil euros. Mário João Oliveira louvou, a exemplo do que já acontece no Oiã, uma mulher liderar um clube, ficou surpreendido com a vontade e dinâmica de Beatriz Costa, como também da bonita idade celebrada, resultado da soma de muito trabalho, desde fundadores, direcções, atletas e técnicos.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro manifestou o seu contentamento pelo seu executivo ter ajudado no crescimento do Bustos. "Há muito tempo que o Bustos merecia o relvado sintético e outras obras. O clube poderá contar com o apoio da autarquia e há um cheque assinado no valor de 6 mil euros para as obras", como, por exemplo para o aquecimento da água e outras necessidades.

Mário Pedreiras, presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Bustos, referiu que "há 11 anos apostei no cavalo certo, ao doar a renda do campo. O campo de futebol é um jardim, é a alegria das crianças, é na aposta na juventude que o Bustos é capaz de se projectar no futuro".

O autarca diria ainda que "Bustos tem possibilidades de espaço para se espandir ainda mais. A Câmara Municipal tem ajudado e tem dado esperança. Falta um centro médico, pavilhão e piscina, e se houver comunhão de esforços, é possível Bustos ter todas essas infra-estruturas".

Manuel Zappa

zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®