domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-11-2008

O processo de ADD é mesmo irreversível


Bairrada - Escolas contestam avaliação de docentes

Os presidentes dos Conselhos Executivos (CE) dos Agrupamentos de Escolas de Oiã e Oliveira do Bairro e Secundária c/ 3º CEB de Oliveira do Bairro estão entre o grupo de 11 escolas do distrito que consideram que a implementação do actual modelo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) "tem vindo a provocar graves perturbações no normal funcionamento" das escolas, podendo o processo de ensino, "a muito curto prazo, vir a ser relegado para segundo plano". Estas e outras apreciações negativas foram dadas a conhecer à ministra da Educação, à Direcção Regional de Educação do Centro e secretaria de Estado da Educação, na semana passada.

"A dificuldade na organização de procedimentos que exigem diversos documentos", "o esforço que acarreta a todos os docentes", "a tendência em ocupar os professores em tarefas burocráticas em detrimento de funções pedagógicas" foram algumas das questões contestadas nesta tomada de posição. As escolas mostram-se igualmente preocupadas pelo facto dos docentes avaliadores terem de faltar às aulas das próprias turmas para assistirem às dos docentes avaliados e pela não legitimação do papel dos avaliadores, pela discrepância (tempo de serviço, disparidade de áreas científicas, etc.) entre estes e os avaliados.

Mas o processo de ADD é mesmo irreversível. A garantia foi dada pela própria ministra em Anadia, onde esteve reunida com alguns presidentes dos conselhos executivos de escolas da região, à margem do 2º Encontro de Educação. Segundo explicou ao JB a presidente do CE da EB 2/3 de Oliveira do Bairro, Júlia Gradeço, "em conversa absolutamente informal, a ministra disse que o processo era irreversível, mas mostrou-se sensível a alguns ajustes e considerou que as escolas estão a burocratizar e a complicar demasiado este sistema".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®