domingo, 2 de Novembro de 2025  05:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-11-2008

Começar, manter e acabar com todos


3.ª Divisão da AFA - Mamarrosa Futebol Clube

Jogar por amor à camisola e transportar tudo isso num clima de verdadeiro ambiente hospitaleiro são alguns dos trunfos que mantêm bem viva a chama do Mamarrosa Futebol Clube, uma das grandes surpresas no início do campeonato da 3.ª Divisão da AFA.

O clube que continua, pelo segundo ano consecutivo, a ser gerido por uma Comissão Administrativa composta por Carlos Rocha, Alfredo Gonçalves, Jorge Costa, Mário Barreiro e o estreante Jorge Oliveira, tem conseguido, também graças ao total apoio dos jogadores, criar uma autêntica família, uma mística muito peculiar. Os atletas, como nos disse Carlos Rocha, porta-voz da Comissão Administrativa, "apenas ganham a alimentação", com jantares no final dos treinos e jogos.

E a continuidade dos dirigentes deve-se a tudo isto, mas também, segundo Carlos Rocha, "participar e fazer com que o futebol não acabe, visto ser a única actividade desportiva existente na Mamarrosa".

Outra das ideias chave dos dirigentes "é começar, manter e acabar com todos", numa clara alusão que se todos mantiverem este espírito, o Mamarrosa continuará a ser uma referência no concelho de Oliveira do Bairro e do futebol distrital aveirense.

Autarquia. No campo das infra-estruturas e dos apoios adjacentes, Carlos Rocha mencionou, vezes sem conta, o papel da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro: "A exemplo do que aconteceu na época passada, a Câmara Municipal ajudou-nos na reparação e manutenção da iluminação. Uma palavra também para o apoio dos Bombeiros Voluntários, que participaram com uma viatura com carro/escada para a colocação dos holofotes, e à Junta de Freguesia da Mamarrosa na limpeza do campo de jogos."

Ainda sobre a Câmara Municipal, há um protocolo assinado pelo pelouro do desporto no valor de 20 mil euros, para obras de melhoramento dos balneários.

O orçamento é de 15 mil euros e clube conta com os apoios da Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Mamarrosa, sócios, dois patrocínios, bilheteira, bar e com a ajuda dos jogadores.

Carlos Rocha não esperava o excelente início de campeonato que o Mamarrosa está a realizar, e até deixou uma pergunta no ar: será que os clubes do Norte estão um bocado adormecidos? "O Mamarrosa votou contra o método adoptado da série única, onde os clubes do Norte tiveram um grande peso na decisão tomada. Desde a primeira hora, ficou a ideia de que a maioria desses clubes iria mostrar o seu poderio. De momento, pelos resultados verificados, isso não está a acontecer, o que significa que os clubes do Sul poderão ir longe no campeonato."

Segundo aquele dirigente, o objectivo do Mamarrosa é apenas participar e arranjar meios de subsistência, nomeadamente na falta de meio de transporte para as deslocações mais longas. Neste particular, a Comissão Administrativa socorreu-se à Câmara Municipal e, quando for necessário, tem a garantia que terá transporte.

Mérito aos jogadores. Jorge Silva pegou na equipa a meio da época passada e continua como treinador, depois de ter jogado na ADASMA (camadas jovens), Mamarrosa, Águas Boas, Couvelha e Paredes do Bairro.

Sobre as perspectivas para mais uma época, disse: "Vamos até onde os adversários nos deixarem chegar. Poderia ter um plantel melhor. Falei com cinco jogadores, mostraram-se disponíveis, mas na hora da verdade preferiram outros clubes, ganhar dinheiro, o que não acontece no Mamarrosa. Desejo o melhor para eles."

Jorge Silva não tem dúvidas que, com esses atletas, "o Mamarrosa era capaz de chegar mais longe", e não teme contar com um plantel curto para um campeonato tão longo: "Até ao momento os jogadores têm-se mostrado disponíveis e cumpridores da sua missão. E também não me posso esquecer de jogadores que, não fazendo parte do plantel, têm vindo aos treinos e ajudam o grupo a ser cada vez mais forte."

O técnico do Mamarrosa confessou que não esperava este início de campeonato, ser líder à 2.ª jornada, mas ressalvou que "se a atitude demonstrada dentro do campo se mantiver, acredito que será possível fazer coisas bonitas. E o mérito será sempre dos jogadores. É este o meu lema, foi assim que aprendi."

Manuel Zappa

zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®