domingo, 2 de Novembro de 2025  05:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-11-2008

Governante considera urgente a concentração das adegas cooperativas


Futuro do sector passa pela fusão das adegas

"Reestruturar, promover e redimensionar" são as palavras de ordem para um sector que atravessa uma grave crise no país.

Estas foram as indicações deixadas no último sábado, pelo secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, no encerramento do XV Encontro Anual "O dia do associado", na Adega Cooperativa de Cantanhede.

Reestruturar. Para Luís Vieira, a fusão das cooperativas é a única forma de salvar estar organizações. Por isso, considerou urgente "concentrar as adegas cooperativas e reduzir custos operacionais".

Segundo o governante, "não há tempo a perder. É preciso redimensionar o sector", sublinhando ainda que "este caminho faz-se caminhando e com aqueles que querem caminhar". Para tal "as organizações têm que se unificar, até porque só o esforço dessa união permite a redução de custos operacionais", acrescentou.

"Vamos concentrar as cooperativas para quê?", questionou, sublinhando que as adegas cooperativas têm que competir num mercado global. Mas, para tal, é preciso controlar e reduzir custos, dando o exemplo do sector leiteiro que, em Portugal, se uniu transformando-se no maior grupo agro-industrial do país.

Perante uma atenta plateia, realçaria que é preciso apostar nas denominações de origem, nas denominações de castas e nas indicações geográficas que trazem valor acrescentado ao produto.

A seu ver, as cooperativas têm que apostar em três vertentes estratégicas: reestruturação da vinha, promoção e redimensionamento do sector.

E, sendo o sector vitivinícola um dos que mais prémios ganha internacionalmente, há que apostar numa agricultura portuguesa mais moderna e competitiva, já que este é um sector de excelência, que tem ganho quota de exportação.

Mas, para isso, é preciso mostrar iniciativa, dinâmica e ambição, até porque, como salientou, "somos capazes de fazer igual ou melhor que os outros países".

Em Cantanhede, Luís Vieira desafiaria ainda os agentes ligados ao sector a "mostrar iniciativa e dinâmica para que este ande para a frente". E, sendo o sector vitivinícola um dos que tem futuro e pode trazer riqueza e rendimento aos agricultores, apelou à necessidade de apostar na melhoria da qualidade dos vinhos para a sua internacionalização. "Portugal deve afirmar-se lá fora pela diferença. Temos de trabalhar vinhos por forma a que lá fora estejam à altura do perfil que o mercado internacional quer e exige", defendeu.

Posição contrária. Opinião diferente tem o presidente da direcção da Adega de Cantanhede. José Carlos Salgueiro é contra as fusões, admitindo, contudo, ser necessário e urgente mexer no modelo de cooperativismo "que está completamente ultrapassado" e que "tem de ser reajustado".

"Vejam quanto sócios estão aqui hoje. Muitos só virão na hora do almoço, o que mostra que estão completamente divorciados do cooperativismo", desabafou.

A seu ver, é necessário aproveitar o novo Quadro Comunitário e o Programa Vitis, por forma a fazer parcerias estratégicas, envolvendo autarquias, cooperativas, particulares e empresa. "Única forma de fazer frente aos mercados globais", concluiu.

Autarquia atenta. Já o autarca João Moura reiterou a total disponibilidade da autarquia para colaborar com as entidades competentes, agentes económicos e agricultores e suas associações, no sentido de serem intensificadas as iniciativas que revertam no aumento da competitividade dos sectores agrícolas do concelho, deixando a indicação de que a Câmara está atenta e acompanha de perto a situação da agricultura no concelho, sendo ainda a nível autárquico pioneira na promoção de projectos e iniciativas com potencial para contribuírem para o aumento do rendimento da agricultura em certas áreas de actividade.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®