domingo, 2 de Novembro de 2025  02:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-01-2009

Trata-se de uma situação extraordinária


Anadia - Um mês à espera de um raio X

Um mês é o tempo que Albano Clemente, de 57 anos, terá de esperar para saber o resultado de um raio X que efectuou na última sexta-feira, no serviço de Radiologia do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia.

Indignado com o tempo que terá de estar à espera para saber o resultado de um simpes raio X à anca direita, avança que estas situações "vergonhosas não cabem na cabeça de ninguém", tanto mais que é do conhecimento público o recente investimento de vulto, realizado pelo Hospital, na remodelação de todo o equipamento de radiologia.

"Dizem que o equipamento disponível é novo e de grande qualidade, mas será que é assim que esperam servir bem a população?" questiona, perguntando também se "é para isto que descontamos uma vida inteira".

Foi numa consulta com a médica de família, no Centro de Saúde de Anadia, na última quarta-feira, que o agricultor, residente em Outeiro de Baixo, recebeu a indicação de que teria de fazer um TAC e um raio X.

"No dia a seguinte, quinta-feira, fiz um TAC, em Coimbra e deram-me a indicação de que o relatório estaria pronto na segunda-feira. No dia a seguir, sexta-feira, fiz o raio x no serviço de Radiologia do Hospital de Anadia e qual não é o meu espanto quando a técnica me diz que o vá levantar lá para o dia 16 de Fevereiro, que já deve estar pronto".

A JB confessa-se chocado, até porque diz ter urgência nos resultados dos exames, uma vez que não consegue andar, tem dores, o que o obriga a permanecer muito tempo de cama.

Explicação. Contactado por JB, José Afonso, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Anadia, reconhece trata-se de uma situação extraordinária, causada pelo acumular de relatórios, já que a médica-radiologista esteve doente.

"Já tivemos como prazo de entrega de relatórios 15 dias, depois passámos para oito dias e até já entregámos relatórios em três dias", avança, admitindo que o Hospital tem, neste momento, dois médicos, um deles contratado excepcionalmente, para reduzir este prazo.

"O ideal é voltar o mais breve possível aos 15 dias", diz José Afonso, esperançado que, dentro de duas semanas, a normalidade neste serviço tenha já sido reposta.

Em "Exames do tipo ecografias e mamografias, o médico faz o exame e o relatório na hora. Este tipo, designado de radiologia convencional, é feito por um técnico e o relatório tem de ser depois efectuado por um médico. Neste momento temos dois médicos a efectuar relatórios para ver se resolvemos este atraso", garante.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®