domingo, 2 de Novembro de 2025  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2009

Questão cultural dificulta acção


O. do Bairro - Vacinação no concelho acima dos 90%

O concelho de Oliveira do Bairro apresentou, em 2008, coberturas acima dos 90% em termos de vacinação infantil e uma adesão em massa das jovens à vacina contra o cancro do cólo do útero. Interessante é também a percentagem de lactentes - 56,3% - com aleitamento materno exclusivo até aos três meses. Estes e outros dados foram apresentados durante a palestra sobre "Panorâmica da Saúde Infantil distrital e concelhia", organizada pelo Rotary Club de Oliveira do Bairro, na penúltima terça-feira.

Clara Conceição, enfermeira especialista de pediatria neste Centro de Saúde, lançou inclusive a sugestão para a criação de um banco de leite no concelho.

Outra das palestrantes, Fátima Veiga, coordenadora distrital de Saúde Infantil UCF’s do distrito de Aveiro e Intervenção Precoce na Infância, afirmou que se tenciona "que todos os centros de saúde do país formem os cantinhos da amamentação". Mas, adiantou, "o projecto é caro, demora muito tempo a investir e pressupõe um espaço físico próprio". Por isso, a ajuda da comunidade "é preciosa", e aqui o Rotary pode ter um papel fundamental. Ficou a certeza de que tal sugestão não ficará esquecida.

Questão cultural dificulta acção. "O Centro de Saúde de Oliveira do Bairro consegue captar uma certa franja de mulheres, de etnia cigana e imigrantes de Leste e norte de África, na fase da gravidez, mas depois dos filhos nascerem, quase que temos de andar atrás deles". A frase é do director do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, Fernando Martins, que admite ser este um dos principais problemas no que respeita à saúde infantil no concelho actualmente. "Apesar da nossa simpatia e atenção, alguns fecham-se por completo, é um problema claramente cultural", acrescentou.

Outros problemas seriam abordados por Clara Conceição, que considera que "a pobreza no concelho está a aumentar, e isso tem efeitos na aumento do número de adolescentes grávidas, fruto de uma certa carência afectiva e ausência de apoio parental".

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®