domingo, 2 de Novembro de 2025  08:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2009

Cerimónia do lançamento da primeira pedra


José Sócrates inaugura zona industrial do Fontão

Em 2004 veio o Presidente da República, Jorge Sampaio. Esteve na Câmara, depois visitou uma empresa de sucesso na Zona Industrial, e terminou o périplo na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde a "malta" lhe cantou as "Janeiras".

Nesse mesmo ano, em Setembro, foi a vez de Santana Lopes. Na sua qualidade de Primeiro-Ministro inaugurou o troço do IC1 (hoje A17), entre Aveiro e Mira, decorrendo a sessão solene numa tenda improvisada, já no distrito de Coimbra. Não se livrou de uma "manif", organizada por elementos afectos ao PCP de Arada (Ovar), que contestavam o anúncio da medida de colocação de portagens, que nesse mesmo dia tinha sido aprovada em Conselho de Ministros.

Depois de amanhã, sexta-feira, aqui virá o actual Primeiro-Ministro, José Sócrates, para presidir à cerimónia do lançamento da primeira pedra, de uma unidade industrial ligada ao sector metalo-mecânico, a instalar na novíssima Zona Empresarial do Fontão.

Liderada por um consórcio alemão, é a primeira fábrica a ser instalada na freguesia de Sosa. Abrangendo uma área total de 900 hectares, o referido espaço está a ser gerido pela sociedade "Mais Vagos", cujo capital é detido, entre outros, pela autarquia vaguense, Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA) e Conselho Empresarial do Centro (CEC).

A nova unidade industrial, que ficará concluída em Setembro, ocupa uma parcela de 41 hectares, e terá um investimento de 98 milhões de euros. Vai proporcionar, para já, a anunciada criação de 571 postos de trabalho, os quais, numa segunda fase poderão ascender a 850.

Refira-se que, para além desta unidade fabril, a Câmara de Vagos possui, ainda, em carteira, diversos outros projectos, que a seu tempo vão ser anunciados. Um deles diz respeito a uma candidatura, apresentada há semanas pela autarquia vaguense, que concorre, em pé de igualdade, com as Câmaras de Aveiro e Albergaria.

Trata-se de um projecto "multifacetado e de grande envergadura", explicou o presidente da autarquia vaguense, confirmando que as candidaturas já foram pré analisadas, e que só em Março serão conhecidos os resultados. Tanto quanto se sabe a proposta apresentada é "boa", e, a não ser que haja outra "muito melhor", não haverá "nenhum motivo para que esse grande projecto não aqui fique instalado", disse Rui Cruz.

Eduardo Jaques


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®