domingo, 2 de Novembro de 2025  08:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2009

Saúde, Ambiente e Comunidade orientam a actividade da Fundação


Nasceu a Fundação Luso

Numa iniciativa da Sociedade da Água de Luso (SAL) nasceu, na última terça-feira, a Fundação Luso, um projecto pioneiro que tem na água o elemento central da sua existência.

Partindo de três premissas base (a água que bebemos traz grandes benefícios para a saúde e bem-estar; a água faz parte do nosso património natural e cultural e é no Luso nasce a água mineral natural preferida dos portugueses) a actividade da Fundação Luso será orientada para o benefício de todos e, em especial, das gerações futuras.

Alberto da Ponte, administrador Delegado da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas e SAL fez a apresentação desta Fundação cuja actividade vai abranger três áreas: Saúde, Ambiente e Comunidade, sendo que cada uma delas será dinamizada por um grupo de trabalho em que participam profissionais da Sociedade Central de Cervejas e da Sociedade Água de Luso, personalidades do meio científico, actores locais, Universidades e ONG’s.

Saúde, Ambiente e Comunidade. A vertente da Saúde adquire especial relevo e pretende promover um estilo de vida saudável e estimular a investigação e a partilha de conhecimentos sobre os benefícios da água para a saúde.

Já no campo ambiental valoriza-se a origem da nascente da água mineral de Luso, e pretende contribuir para a investigação e apoiar o desenvolvimento de projectos inovadores com benefícios para a sociedade e o ambiente, como é o caso da 3.ª edição do Prémio Ideias Verdes (no valor de 50 mil euros), numa parceria Expresso-Água de Luso.

A actuação na comunidade pretende promover o desenvolvimento económico da região do Luso, nomeadamente através da empregabilidade, mas também através de actividades que protegem e valorizam o seu património natural e cultural, de acordo com os princípios da sustentabilidade.

Daí que, dentro deste âmbito, a SAL tenha levado a cabo a revitalização das Termas do Luso e ainda a renovação das instalações do Casino, apresentadas também na terça-feira, assim como inaugurado o Núcleo Museológico da SAL, num investimento global que atingiu os 300 mil euros.

"Em parceria com várias outras entidades, a Fundação Luso tem por missão procurar contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde, promovendo a preservação do património hídrico natural do Luso e do desenvolvimento sustentado da região", referiu Alberto da Ponte.

Website sobre água. O "Centro Conhecimento da Água" é o primeiro website sobre a água. Tem por objectivo desenvolver e divulgar o conhecimento relacionado com a água, disponibilizando informação de qualidade a públicos com interesses muito específicos (técnicos de saúde e ambiente, estudantes, professores, media e outros).

Prémio empreendedorismo. Com este Prémio, a Fundação pretende reconhecer um projecto empreendedor e inovador (agricultura, comércio, turismo) já desenvolvido no concelho da Mealhada, potenciador do desenvolvimento económico da região. No valor de 10 mil euros, a entrega do mesmo será feita em Setembro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®