domingo, 2 de Novembro de 2025  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-03-2009

Final distrital do Concurso Nacional de Leitura


Finalistas do distrito escolhidos em Anadia

.ª), da Escola Secundária/3 José Estevão (Aveiro) e Ana Évora (2.ª), da Escola Secundária/3 Dr. Manuel Laranjeira (Espinho), pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e Arturo Lopez (1.º), da Escola Secundária/3 Júlio Dinis (Ovar) e Verónica Fraga (2.ª), da Escola Secundária/3 de Arouca, pelo Ensino Secundário, foram os grandes vencedores da final distrital de Aveiro do Concurso Nacional de Leitura 2008/09 que teve lugar no passado dia 23, no auditório da Biblioteca Municipal de Anadia.

Os alunos (num total de 140 participantes) e docentes de 32 estabelecimentos de ensino do distrito descolaram-se a Anadia para participar neste concurso realizado no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Uma iniciativa que contou com a adesão a cem por cento dos vários estabelecimentos EB 2/3 e Secundárias do concelho de Anadia, quer do ensino público, quer privado, mas que acabariam por não alcançar qualquer lugar de destaque.

Amar os livros. Na oportunidade, Sara Reis Silva, investigadora e docente na Universidade do Minho, lembraria os alunos presentes que "ler é o meio mais eficaz e seguro de crescer numa série de sentidos", enquanto que o poeta, ensaísta e advogado, António Arnaut, revelou aos jovens que o seu gosto pela leitura vem de miúdo e que desde muito cedo começou a ler e a amar os livros. Aos jovens concorrentes deixou ainda um testemunho de paixão pela literatura: "aprendam a lei, porque assim também aprendem a ser cidadãos", concluiu.

A terminar a sessão solene, o autarca Litério Marques sublinharia que a promoção da leitura é uma das grandes bandeiras da Biblioteca, daí ter esta já 1700 utilizadores, após nove meses de entrada em funcionamento.

À vasta plateia de professores e alunos admitiu que hoje "já não somos um país de analfabetos, mas arriscamo-nos a ser um país de iliterados". Daí, a importância deste concurso para a "aprendizagem e domínio da língua".

A terminar, não deixaria de considerar que todos os participantes são, à partida, "vencedores", pelo sacrifício, dedicação e perseverança. "Dedicar tempo à leitura é, por si só, um grande mérito", sublinharia.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®